top of page

FUNCIONÁRIOS DO SAAE PARTICIPAM DE WORKSHOP DE PLANEJAMENTO DO ORÇAMENTO FAMILIAR

No dia 15 de março de 2024, uma especialista em orçamento familiar do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) realizou a oficina intitulado "Gestão e Organização do Orçamento Familiar" no Centro de Operações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) em Sorocaba. Esta iniciativa, parte integrante do Projeto Técnico Socioambiental de Saneamento Básico de Esgotamento Sanitário (PTTS ES) do SAAE, implementada pelo OMI Consórcio, busca atuar no eixo de desenvolvimento econômico do projeto. O principal objetivo dessa atividade é capacitar os quem participa desses encontros em estratégias eficazes de gestão financeira familiar, considerando seu perfil socioeconômico.

Por meio da oficina "Gestão e Organização do Orçamento Familiar", os participantes são orientados a administrar seus recursos financeiros de forma mais eficiente, evitando endividamentos e promovendo a poupança responsável. Além disso, busca-se estimular uma cultura de planejamento financeiro entre os funcionários, contribuindo para o bem-estar financeiro individual e coletivo.

Esse encontrou marcou a última oficina planejada para funcionários do SAAE. Estavam presentes 26 profissionais de diferentes funções no SAAE.

Inicialmente, a especialista do SENAI se apresentou, focando em sua experiência no tema que seria tratado, ao final de sua apresentação também trouxe informações sobre oportunidades de desenvolvimento profissional propostas pelo SENAI, sendo que algumas totalmente gratuitas.

Na sequência, a especialista aplicou técnicas educativas para engajar os participantes no tema proposto. O conteúdo programado foi apresentado por meio ações e decisões que envolvem o gerenciamento da renda familiar mensal. Ao explorar exemplos, trazendo casos reais, a especialista ilustrou métodos eficazes de orçamentação e destacou a importância de priorizar despesas essenciais à família. Além disso, a instrutora conduziu diálogos interativos, incentivando os participantes a compartilharem suas experiências e desafios financeiros. Durante essas interações, foram identificados erros comuns que podem afetar as finanças, como empréstimos bancários e outros tipos de endividamento. Com uma abordagem empática e participativa, a educadora ofereceu orientações personalizadas, fazendo observações sobre os hábitos e práticas financeiras dos participantes e alertando sobre abordagens que podem prejudicar a administração dos recursos. Essa dinâmica permitiu uma aprendizagem aderente ao perfil dos participantes e uma reflexão individualizada sobre os temas abordados.

Entre o momento inicial e a parte final do encontro, ocorreu um intervalo e foi servido um lanche pela equipe do OMI Consórcio. Esse momento descontraído possibilitou diálogos abertos sobre outros assuntos, permitindo que os participantes interagissem entre si, onde muitos já se conheciam.

Após o intervalo, os participantes foram convidados a compartilhar abertamente seus objetivos, tanto aqueles que exigem recursos financeiros quanto aqueles que não. Essa dinâmica promoveu interações colaborativa e estimulou que os participantes definissem objetivos tangíveis a curto e longo prazo. Com o apoio da instrutora, os objetivos foram analisados, e foram discutidos os melhores caminhos para alcançá-los, levando em consideração as circunstâncias individuais de cada participante.

A equipe técnica do OMI Consórcio avalia que o workshop alcançou seu objetivo porque proporcionou aos participantes ferramentas práticas e orientações claras para melhorar sua gestão financeira. Ao aprenderem a equilibrar suas receitas e despesas de forma mais eficiente, os participantes puderam identificar áreas de desperdício e oportunidades de economia. Além disso, o incentivo para considerar outras formas de investimento incentivou uma mentalidade mais aberta e proativa em relação ao dinheiro.

A seguir, um depoimento e fotos do encontro.


“Eu gostei muito da atividade, faz tempo que tenho interesse em estudar investimentos, em como organizar o meu dinheiro. Me ajudou muito a poder organizar, abriu minha mente um pouco com várias coisas novas que aprendi aqui hoje”

- Gabriel (Estagiário do setor de Tecnologia da Informação do SAAE CO)


Os registros fotográficos desta atividade estão disponíveis na sequência.



Comments


ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page