top of page

SAAE PROMOVE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM A VISITAÇÃO DE COMUNIDADES DE SOROCABA NAS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO DO SAAE

O Projeto Técnico de Trabalho Socioambiental – Esgotamento Sanitário (PTTS ES), vinculado as obras de saneamento básico, realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), e executado pelo  OMI Consórcio, vem sendo realizado há dois anos em Sorocaba e tem múltiplas frentes de atividades socioeducativas distribuídas em quatro eixos de atuação , sendo: Acompanhamento e Gestão Social da Intervenção; Mobilização e fortalecimento social; Educação ambiental e sanitária; Desenvolvimento socioeconômico. Cada eixo produz atividades próprias em prol da educação ambiental, transparência na relação SAAE e comunidades e ações de geração de renda e empregabilidade.

A visitação do G30 Leste, grupo formado por lideranças dos distritos de Brigadeiro Tobias, Aparecidinha e Cajuru, que participam das ações de Acompanhamento e Gestão Social das Obras realizadas em suas áreas, foram convidados a conhecer as infraestruturas e a proposta de educação ambiental por meio de visitação das Estações de Tratamento de Água (ETA) Eden e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Aparecidinha.

Essa iniciativa busca multiplicar cidadãos que compreendam a dimensão dos investimentos em saneamento básico e possam valorizar a importância dos recursos hídricos disponíveis em suas residências de maneira a ter uma relação de consumo inteligente e não danosa ao meio ambiente, tal como eliminar objetos não adequados pelo esgoto e/ou não tratar de vazamentos ou desperdiçar água tratada durante o consumo.

O roteiro contou com a visitação em local de obra em ponta de captação até chegar nas estações de tratamento.

A excursão planejada, incluindo o fornecimento de transporte, refeições e, posteriormente, a concessão de certificados de participação. Além disso, o respaldo técnico por parte dos engenheiros encarregados pela obra foi de suma importância para compartilhar informações detalhadas sobre a natureza da obra, seu estágio atual de execução, gestão dos impactos presentes e futuros benefícios à comunidade, juntamente com a equipe social do SAAE responsável pelo projeto.

Ao longo da visita, os representantes do G30 tiveram a oportunidade de explorar a represa Castelinho responsável pelo abastecimento de água em Sorocaba. Subsequentemente, o grupo deslocou-se para a ETA Eden, onde pôde examinar com detalhe toda a estrutura e processo de tratamento de água, e prosseguiu para a ETE Aparecidinha, onde também puderam conhecer dessa vez o processo de tratamento de esgoto que beneficia toda a população da região circunscrita as áreas que representam.

Observou-se, ao longo da atividade, que os participantes, segundo a percepção da equipe OMI Consórcio, demonstraram atenção e interesse aos temas de educação ambiental abordados para muitos, a visita representou uma oportunidade ímpar de familiarizar-se com as atividades da autarquia. Os temas abordados estão relacionados em como acontece o processo de abastecimento de água, tratamento de água e esgoto.

Por fim, cada participante recebeu um certificado de participação. Algumas fotografias e depoimentos registrados durante a visita podem ser apreciados a seguir:


“Estou bem satisfeito com o conhecimento que adquiri hoje, foi ótimo”

Claudemir Ramos

“Eu tirei muito proveito desse dia aqui, onde verificamos como o esgoto é tratado e como ele é devolvido, que é totalmente diferente da água, e cada vez fica mais claro o quanto é importante o cuidado com o ambiente, de como fazer o bom uso da água e eu vou transmitir esse conhecimento para todos meus contatos, muito obrigada”

Sheila Aparecida Andrade dos Reis

 

Algumas fotografias e depoimentos capturados durante a visita podem ser conferidos a seguir:













Comments


ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page