top of page

SAAE E SENAI CAPACITAM MULHERES SOROCABANAS EM PEQUENOS REPAROS

Com o objetivo de fomentar a autonomia econômica e a capacitação das mulheres sorocabanas, o SAAE em parceria com a Escola SENAI "Luiz Pagliato", ofertou o curso sobre pequenos reparos residenciais. A atividade é gratuita e aborda conceitos de elétrica, hidráulica e pintura, impulsionando autonomia e geração de renda das participantes.

Esse curso ocorre no município de Sorocaba, nesse formato de parceria entre SAEE e SENAI, desde 2023 e é parte do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental – Esgotamento Sanietário (PTTS ES) desenvolvido como contrapartida das obras de saneamento básico implementadas pelo SAAE em Sorocaba.

A quinta turma do curso de pequenos reparos ocorreu entre os dias 05 e 06 de março de 2024 e atendeu as mulheres inscritas da região do CRAS Cajuru. A mobilização e inscrição das mulheres contou com o apoio da coordenação do CRAS Cajuru. Ao todo foram 12 participantes dessa região do município. A organização do evento foi realizada pelo OMI Consórcio, empresa contratada pelo SAAE para executar o PTTS.  

O curso, como rotina, foi realizado nas instalações da escola SENAI "Luiz Pagliato", localizada no bairro Jardim Santa Cecília, e tem programação de dois dias. Durante o curso foram abordados tanto aspectos teóricos quanto práticos, concentrando-se em conceitos essenciais de segurança, instalação elétrica avançada, pintura, acabamento, técnicas hidráulicas e manutenção preventiva.

A atividade contou com serviço de transporte gratuito, café da manhã, almoço e café da tarde. O SENAI forneceu os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) essenciais, além de apostilas, alinhando o curso aos objetivos do PTTS ES. Nestes dois dias de curso, além de terem sido abordados os conceitos mencionados, também motivaram as participantes a realizar pequenos reparos, na prática, em instalações preparadas para esse fim.

O curso não apenas aprimorou estas habilidades, mas também desafiou estereótipos de gênero, oferecendo às mulheres um senso de capacitação e confiança para enfrentar as demandas dos pequenos reparos residenciais. A diversidade de idades entre as participantes evidencia que o processo de empoderamento e autonomia das mulheres não tem limite de idade. O curso proporcionou interação entre diferentes gerações, promovendo a troca de aprendizado e a possibilidade de novos relacionamentos sociais entre as participantes.

Os relatos das participantes ressaltam a contribuição positiva gerada por essa iniciativa, evidenciando não apenas o avanço técnico, mas também o fortalecimento da autoestima estimulada por meio do curso.


“Eu fiz o curso de pequenos reparos residenciais e eu achei ótimo, e recomendo para todos, venham fazer, este curso é ótimo e essencial para uma dona de casa, para que tudo fique em bom andamento dentro da sua residência.”

- Cristina de Almeida


“Os pequenos reparos são coisas essenciais para se fazer dentro de casa e eu achei esse curso através de um cartaz que eu vi no ônibus e logo tive interesse e a minha experiencia aqui foi muito boa, eu gostei bastante da interação que eu tive com as pessoas. Os professores foram ótimos e ensinaram tudo certinho, o conteúdo também foi disponibilizado através de uma apostila. Foi ótimo ter tido a oportunidade de passar o dia aqui no SENAI.”

- Kethlyn Elois


Os registros da atividade podem ser vistos a seguir.




Comentarios


ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page