top of page

POPULAÇÃO DO CRAS VITÓRIA RÉGIA E DA PASTORAL DO MENOR HABITETO VISITA ÀS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO DO SAAE EM SOROCABA

A educação ambiental é uma proposta pedagógica relevante na sociedade para sensibilizar as pessoas sobre a real necessidade de preservar e utilizar de forma sustentável os recursos naturais. Essa iniciativa está alinhada com os objetivos delineados no Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental de Esgotamento Sanitário (PTTS ES). Esse projeto, impulsionado pelos investimentos do SAAE Sorocaba em saneamento básico, promove a conscientização ambiental de comunidades por meio de diferentes atividades sendo uma delas as visitas programadas às instalações do sistema de tratamento de esgotamento sanitário e água.

No dia 19 de março de 2024, adolescentes da Pastoral do Menor Habiteto e adultos que vivem em bairros de abrangência ao CRAS Vitória Régia tiveram a oportunidade de participar da atividade intitulada “Comunidade no SAAE”, evento que envolve visitas à Estação de Tratamento de Água Dr. Armando Pannunzio (ETA Cerrado) e à Estação de Tratamento de Esgoto Sorocaba 1 (ETE S1).

Dividido em duas etapas, os participantes inicialmente exploraram as instalações da ETA Cerrado, onde testemunharam os processos de tratamento de água e participaram de uma palestra sobre o trajeto da água desde sua coleta, nos corpos hídricos de Sorocaba, até o fornecimento em suas casas, conduzida pela equipe de Educação Ambiental da ETA. A importância da preservação desse recurso foi enfatizada, especialmente durante a observação do processo de filtração da água, bem como reforçado o consumo consciente evitando desperdícios.

Na segunda etapa, o público visitou à ETE Sorocaba 1, onde puderam entender o funcionamento da estação, observando como o esgoto chega das residências até a estação e seu tratado ao Rio Sorocaba. Durante essa visita, outra palestra foi ministrada sobre os prejuízos de descartes indevidos na rede de esgoto que prejudica toda cidade e pode gerar manutenções na rede, proporcionando aos participantes uma compreensão mais profunda da teoria por trás do sistema em operação.

A participação entusiasmada dos moradores locais, onde a diversidade do público, incluindo muitas pessoas maduras e adolescentes, demonstrou um interesse palpável no tema, demonstrando desejo de entender como suas ações individuais contribuem para a eficácia do sistema.

Alguns registros e depoimentos da atividade podem ser visualizados a seguir.









Commentaires


ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page