top of page

PASTORAL HABITETO

Na tarde de 28/02/2023, dando sequência à série de oficinas intitulada “Multiplicadores de boas práticas ambientais”, foi realizado mais um evento no espaço físico da Pastoral da Criança e do Adolescente, localizada no bairro Ana Paula Eleutério (Habiteto). Tal atividade, inserida no Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental – Esgotamento Sanitário (PTTS ES), foi organizada e realizada pelo OMI Consórcio, tendo algumas particularidades comparando a outras ações realizadas no local, como mais bem descritas a seguir.

Assim como planejado e acordado em 17/01/23, a equipe OMI Consórcio chegou ao local com uma hora de antecedência, sendo recebida pela coordenadora da pastoral, juntamente a educadores sociais e outros funcionários da instituição. Durante um café antes da atividade, foi apresentado o perfil dos adolescentes da turma da tarde, que receberiam, pela primeira vez, uma ação do PTTS ES (considerando-se que as atividades anteriores foram realizadas com a turma da manhã).

Em seguida, a equipe direcionou-se para a sala da atividade, onde realizou a organização de mobiliário e montagem dos equipamentos. Neste momento, observou-se a presença de um dos participantes na sala que se prontificou a ajudar, educadamente.

Passados alguns minutos, chegaram outros quatro adolescentes, além dos educadores sociais e servidores da Pastoral, também convidados pelos membros do OMI Consórcio a participarem daquele momento. Por volta de 14h00, uma chuva intensa, com ventos fortes, caiu na região e deve ter sido o motivo de tantas abstenções. Devido a baixa quantidade de participantes, a coordenadora do local sugeriu que a atividade fosse realizada em um salão utilizado pela instituição, contemplando a participação de mães de crianças e adolescentes beneficiadas no local.

Aceito o convite, os equipamentos foram transportados para o local da reunião no qual, devido às claridade excessiva, não foi possível realizar a apresentação em PowerPoint, fazendo-se necessário a condução da atividade de modo mais fluido, flexível, por meio da apostila como guia, e de auxílio de equipamento de som disponibilizado pela pastoral, visando o entendimento das falas por todos os presentes.

Com todos os envolvidos na sala, contou-se com a participação de 73 pessoas, entre adolescentes, responsáveis convidados pela instituição, sendo necessário o apoio de 2 pessoas do OMI Consórcio e mais 2 funcionários do local na coleta dos nomes dos participantes para a lista de presença. Mais umas 20 crianças passaram pelo local não foram consideradas na lista, pois dividiam sua atenção com brincadeiras do lado de fora do salão.

A coordenadora da Pastoral fez uma fala de abertura, explicando os motivos daqueles responsáveis terem sido convocados, deu algumas orientações, avidos e encaminhamentos internos da instituição. Em seguida, apresentou a equipe OMI Consórcio, dando a palavra ao grupo.

Enquanto acontecia a coleta dos nomes e dados dos presentes, fez-se uma breve explicação sobre o PTTS ES, abordando seus principais objetivos, realização de obras de responsabilidade do SAAE, locais de comunicação com os municípipes, utilizando estratégias de diferenciadas de apresentação da equipe, para melhor ambientação dos participantes.

Com tais explanações feitas, partiu-se para os conteúdos da atividade em si, iniciando com a menção a atividades do segmento ambiental, na chamada “colmeia da sustentabilidade” e as ações sustentáveis que devem ser tomadas pela sociedade como um todo, visando a preservação ambiental e qualidade de vida.

Em seguida, apresentaram-se os perfis de consumo dos brasileiros de acordo com um estudo de 2019, de acordo com: faixa etária, gênero, costumes, preferências de compra, relação com o uso de internet, preocupação com o meio ambiente etc. Para fortalecer o entendimento sobre os impactos no consumo, apresentou-se os famosos “5R’s”, sendo eles: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, seguindo exatamente nesta ordem a prioridade a ser tomada. Durante toda a apresentação, os participantes de todas as faixas etárias foram instigados a participar, respondendo perguntas simples, favorecendo a receptividade e o interesse.

Por fim, foi realizada uma dinâmica composta por perguntas feitas aos participantes, visando a identificação de suas ações de consumo no dia a dia. Com tais perguntas, o público presente pode refletir sobre seus hábitos, identificando possíveis melhorias em cada atividade realizada, podendo disponibilizar informações para amigos e demais pessoas próximas diariamente sobre as consequências suas ações. Muitas reflexões foram observadas, mostrando grande interesse sobre o assunto e aprovação da atividade.

Ao fim da atividade, o lanche foi destinado ao grupo alvo original (adolescentes do período da tarde) dentro do refeitório, no horário habitual em que realizam suas refeições, e os educadores sociais, que sempre tiveram interesse em participar de nossas atividades, mas estão constantemente envolvidos em seus compromissos, foram convidados a participar deste momento de interação.

Para os demais participantes, a própria Pastoral também disponibilizou um bolinho, não excluindo nenhum participante.

A avaliação positiva da apresentação do conteúdo foi enfatizada pela coordenadora, que agradeceu mais uma vez a parceria com o SAAE e com o OMI Consórcio, por meio das ações socioeducativas.

A seguir, algumas fotografias registradas no evento podem ser observadas.






ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page