top of page

PASTORAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - HABITETO

Adolescentes do bairro Ana Paulo Eleutério, região de abrangência do CRAS Habiteto, foram convidados a participar, no dia 27 de outubro, de mais uma atividade do Projeto de Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental – Esgotamento Sanitário (PTTS-ES).

A Oficina “Conscientização sobre Preservação Ambiental” foi organizada pela equipe OMI Consórcio, e contou com a participação de aproximadamente 20 adolescentes, com faixa etária entre 15 e 17 anos, participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do local, pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social, e também de uma profissional do convívio diário deles.

Assim que a equipe do OMI Consórcio chegou, foi recebida com muita educação e alegria, considerando que este grupo já havia participado de uma atividade anterior, dentro do PTTS ES.

Iniciada a oficina, foram retomados de forma expedita, os objetivos do trabalho social e a importância das obras ocorrentes em Sorocaba. Logo em seguida, partiu-se para a apresentação do conteúdo proposto, abordando conceitos históricos dos termos preservação e conservação ambiental, e também os principais meios existentes de se preservar o meio ambiente, contextualizando todos os participantes sobre a situação do Brasil e do mundo a respeito da temática.

Assim que as dúvidas eram levantadas pelos adolescentes, eram prontamente esclarecidas, demostrando a animação e o engajamento na atividade, dando importância ao tema.

Após a apresentação do conteúdo, foi feita uma proposta bem diferente de dinâmica, que deixou os adolescentes entusiasmados: um bingo ambiental.

Nesta dinâmica, cada estudante ficou com uma cartela, com números variando entre 0 e 75, e a cada sorteio de um número, um tópico relacionado ao tema da oficina era dito e os adolescentes iam sendo estimulados a conceituá-lo.

Os próprios participantes se divertiram muito com o conhecimento surpreendente sobre a pauta ambiental de alguns de seus colegas, resultando em muitas palmas, risadas e saudações.

Depois de vários números sorteados (e seus tópicos relacionados), houve um vencedor que acabou recebendo um singelo prêmio, dado com muito apreço pela organização da dinâmica.

No fim, todos ganharam doces como agradecimento por participarem da brincadeira de forma tão atenta e divertida, seguindo depois para o refeitório da Pastoral, para almoçarem.

Vale lembrar que o folder contendo não só 75, mas 90 tópicos ambientais (visto que alguns bingos têm esta quantidade de números) foram distribuídos ao grupo. Antes mesmo que o OMI Consórcio sugerisse, os adolescentes já falaram, felizes, que replicariam a atividade em casa, com seus irmãos, primos e amigos.

Algumas fotografias do evento podem ser observadas a seguir, para que sejam lembrados os momentos mais importantes.


ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page