top of page

OFICINA REALIZADA PELO SAAE PROMOVE A CONSCIENTIZAÇÃO DOS MORADORES SOBRE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Conforme amplamente reconhecido, a Terra enfrenta uma série de desafios ambientais causados pela atividade humana ao longo das décadas. É imperativo sensibilizar a população sobre essa realidade e incentivá-la a adotar práticas que beneficiem o meio ambiente em suas atividades diárias. Portanto, oferecer oportunidades para que as pessoas tenham acesso a informações relevantes é de extrema importância, como é o caso da oficina intitulada "Conscientização sobre Preservação Ambiental". Esta oficina é parte integrante das atividades do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental – Esgotamento Sanitário (PTTS ES), tendo sido planejada e executada pela equipe OMI Consórcio, em parceria com o CRAS Aparecidinha, e realizada dia 31 de agosto de 2023.

Com a participação de 27 beneficiários do Programa Cartão Alimentação, a atividade teve início após o buffet café da manhã oferecido pelo CRAS. Durante a oficina, foram abordados os aspectos históricos dos termos "preservação" e "conservação" ambiental, bem como as principais estratégias existentes para proteger o meio ambiente, fornecendo aos participantes uma visão abrangente tanto em nível nacional quanto global. A título de exemplo, foram destacadas práticas como o uso responsável da água e da energia elétrica, a separação de resíduos para reciclagem, além da criação de composteiras e hortas.

No decorrer da apresentação algumas manifestações dos participantes, bem como dúvidas foram registradas, como descrito a seguir.


“Eu trabalho com coleta de materiais recicláveis, como plástico, garrafa pet, papel, entre outros. Só não trabalho com papelão por estar muito desvalorizado. Separar o lixo é bem importante, e nos ajuda muito no trabalho.”

(Maria José dos Santos Leite)

“É muito importante estas questões do meio ambiente, e infelizmente quem poderia fazer mais para ajudar não faz, como os governos por exemplo.”

(Luciano de Oliveira)

“Antigamente Sorocaba tinha centros de triagem, caminhões de coleta seletiva, hoje não tem mais nada. Nosso lixo vai para o aterro sanitário de Iperó, imagina se acaba a vida útil desse aterro, o que é feito?”

(Ângela Gabriela Silva)


Em relação à pergunta sobre o aterro sanitário, esclareceu-se que, uma vez esgotada a capacidade útil do local, é conduzida uma análise para planejar a implantação de um novo aterro. No entanto, em muitas cidades, como Sorocaba, a disponibilidade de espaço apropriado para essa finalidade é limitada, um desafio que é agravado pela falta de segregação de materiais recicláveis, aumentando o volume total que segue para os aterros sanitários.

Após a apresentação do conteúdo informativo, realizou-se uma dinâmica de grupo, um bingo, como jogo pedagógico, com a temática ambiental. Foi explicado ao público como o jogo educativo funcionava: cada pessoa presente ficou com uma cartela, com números variando entre 0 e 75, e uma lista com tópicos relacionados ao tema foco da oficina, ganharia quem completasse a fileira na forma diagonal, vertical ou horizontal. A cada sorteio de um número, um tópico relacionado ao tema da oficina era comentado pelo membro da equipe OMI Consórcio, e assim eram feitas explicações sobre o tema ambiental sorteado.

O público se mostrou animado e participativo durante o bingo. Após quase meia hora da dinâmica descontraída e acirrada, um vencedor recebeu seu prêmio simbólico, composto por um bloco de anotações e caneta, personalizados com o logo do projeto.


“Eu já sabia que iria ganhar, foi muito divertida a brincadeira, obrigado!”

(José Roberto de Oliveira, vencedor da dinâmica)


Por fim, salgadinhos, refrigerantes e guardanapos para o lanche dos participantes foram organizados em uma mesa, onde todos puderam se servir tranquilamente, interagir e comentar sobre os mais diversos assuntos, além de agradecer os analistas ambientais do OMI Consórcio pela realização da atividade.


“Hoje foi um dia muito gratificante, poder adquirir um pouco de conhecimento sobre o meio ambiente é muito importante. Obrigado a toda equipe pela palestra.”

(Luciano de Oliveira)

“Obrigado pela palestra, assim como outras oportunidades foi muito bacana estar aqui com vocês novamente”

(Jéssica Caroline da Silva de Abreu)


Algumas fotografias do evento, além do vídeo de depoimento podem ser vistos a seguir.






ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page