top of page

OFCINA DE APRESENTAÇÃO PESSOAL COMO FERRAMENTA PARA EMPREGABILIDADE: SAAE E CRAS CAJURU UNEM ESFORÇOS EM ATIVIDADE COLABORATIVA

A oficina de apresentação pessoal, visando aprimorar a empregabilidade dos participantes, é uma colaboração entre o SAAE e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cajuru, como parte integrante do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental – Esgotamento Sanitário (PTTS ES). Um dos principais objetivos do PTTS ES é promover a geração de renda, sendo este um dos seus eixos temáticos. As execuções das atividades do PTTS ES são de responsabilidade do OMI Consórcio, empresa especializada em trabalho socioambiental e contratada pelo SAAE.

No dia 08 de fevereiro, foi realizada a oficina para os cidadãos atendidos pelos serviços do CRAS, abordando o tema "Oficina de Apresentação Pessoal – Inserção no Mercado de Trabalho". O objetivo principal da oficina foi oferecer conhecimentos e técnicas de comunicação e expressão pessoal, capacitando os participantes a construírem uma imagem sólida e assertiva de si mesmos, especialmente durante entrevistas de emprego.

Inicialmente, os participantes aprenderam a expressar suas características pessoais e profissionais de forma adequada para diversas oportunidades de trabalho, compreendendo os requisitos específicos de cada vaga. Eles foram incentivados a fazer uma autoavaliação de suas características e experiências profissionais, desenvolvendo uma narrativa autêntica e segura sobre sua compatibilidade com a oportunidade de emprego ao destacar suas contribuições efetivas.

Durante o encontro, três mulheres compartilharam suas experiências de estresse e ansiedade como obstáculos frequentes para construir uma imagem positiva de si mesmas e realizar uma apresentação pessoal mais confiante. Em resposta a esses relatos, a psicóloga do OMI Consórcio conduziu uma dinâmica de grupo, simulando situações de entrevistas e orientando as participantes sobre como compreender sua autoimagem e apresentação pessoal de maneira mais confiante e assim diminuir a ansiedade.

À medida que cada participante se apresentava, a psicóloga abordava as formas de expressar sua autoimagem e como isso poderia ser percebido pelos outros, incentivando reflexões sobre perspectivas alternativas. A dinâmica promoveu um ambiente descontraído e estimulou a participação ativa das mulheres presentes.

Ao término da atividade, foi promovida outra dinâmica denominada "Roda da Vida", na qual as participantes puderam avaliar diversos aspectos cruciais em seu contexto de vivência, como saúde, dinheiro, relação familiar e espiritualidade, oportunizando a discussão sobre possíveis áreas de aprimoramento. Foi distribuído um lanche para as participantes, composto por refrigerante e salgadinhos.




Comments


ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page