top of page

SAAE PROMOVE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AOS MORADORES DA REGIÃO DO CRAS IPIRANGA

A educação ambiental apoia o melhor entendimento da população sobre suas interferências no meio ambiente, bem como a importância de se preservar os recursos naturais existentes, como por exemplo a água.

Ao proporcionar ações socioeducativas, em razão das obras de saneamento básico em andamento na cidade de Sorocaba, o Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental de Esgotamento Sanitário (PTTS ES) mobiliza os cidadãos a uma série de atividades que tratam de questões socioambientais, proporcionando conhecimentos, habilidades, competências e atitudes que possam ser aplicadas em seu cotidiano.

Uma das atividades presentes no PTTS ES, nomeada “Comunidade no SAAE”, consiste na visita dos munícipes aos sistemas de tratamento de água e esgoto do SAAE Sorocaba, realizada na Estação de Tratamento de Água Dr. Armando Pannunzio (ETA Cerrado) e na Estação de Tratamento de Esgoto Sorocaba 1 (ETE S1). Essas visitações conduzem o participante a conhecer os sistemas de tratamento de água e esgoto de sua cidade, oportunidade única principalmente em grandes municípios. Dessa forma, além de fornecer informações para o cuidado ambiental, utilizando de maneira racional os recursos naturais disponíveis, a relação entre SAAE e população é fortalecida.

Para dar continuidade às visitas descritas acima, no dia 11 de agosto de 2023, em parceria com o CRAS Ipiranga e com a Pastoral do Menor Associação Bom Pastor (CEC Manchester), realizou-se a atividade com adultos e crianças dessas instituições mencionadas. O evento foi organizado por analistas ambientais do OMI Consórcio, empresa contratada pelo SAAE para desenvolver o PTTS ES, fornecendo toda a infraestrutura necessária para visitação, transporte e lanches. Em articulação com as coordenações do CRAS e da Pastoral, os equipamentos se responsabilizaram pela divulgação desta oportunidade aos cidadãos e alunos, realizando também as confirmações junto a estes interessados. Ressalta-se que nenhum custo por parte dos participantes é necessário.

A visita às estações de tratamento dividiu-se em duas etapas. Na primeira, os participantes puderam conhecer as instalações da ETA Cerrado e seus processos de tratamento, além de assistirem a uma apresentação da equipe de Educação Ambiental da Estação sobre o caminho percorrido pela água desde a sua captação até chegar em suas casas, destacando a importância de se preservar este recurso e usá-lo de modo consciente. Neste momento, foi possível conhecer de perto o processo de filtração da água com o centro de comando dos filtros, sendo o último antes da água seguir para os reservatórios e posteriormente ser distribuída à população.

Na segunda e última etapa, ocorrido na ETE S1, o público presente teve a oportunidade de assistir a uma apresentação da equipe de Educação Ambiental do local, sobre os processos de tratamento de esgoto da Estação e a importância desta ação antes do retorno ao Rio Sorocaba, que segue protocolos rígidos de qualidade para que o corpo hídrico não seja contaminado e o meio ambiente preservado. Para complementar as explicações, algumas instalações da ETE foram vistas de perto, principalmente a aeração, processo no qual as bactérias se alimentam da matéria orgânica existente no esgoto, e que todos puderam ver o funcionamento desta etapa.

Poder participar das visitas nas estações foi algo novo para os adultos do CRAS Ipiranga e para as crianças da Pastoral, com muitos deles perguntando se haveria outra oportunidade parecida, como na fala de Lauany.


“Eu amei essa aventura, descobrindo como funciona o tratamento de água e tudo mais, nota 10”

(Lauany Fernanda da Silva Ferreira)


Outras falas dos participantes podem ser destacadas.


“Hoje foi um dia muito especial pra mim, porque conheci pessoas e lugares novos”

(Marcos Vinícius de Oliveira Júnior)


“Hoje eu aprendi a importância de se tratar o esgoto pra jogar no rio, e como o processo funciona, é bem legal e eu gostei muito”

(Bryan Phelipe de Souza da Silva)


Alguns registros da atividade e depoimentos podem ser vistos a seguir.
















ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page