top of page

G3O (LESTE)

Dando continuidade à Ação 3.2: Comunidade no SAAE, parte integrante do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental - Esgotamento Sanitário (PTTS ES), ocorreu o segundo encontro do Grupo de Referência G30 Leste, fase importante e sequencial das atividades que irão acontecer ao logo do projeto.

Objetivando estimular a participação dos setores da sociedade, com o fortalecimento deste G30, as reuniões periódicas chegaram, neste mês, à fase de atualização sobre as obras que vêm sendo executadas no município. A princípio e em Edital, foi sugerido que os munícipes visitassem as obras, contudo, devido aos riscos inerentes aos locais e em se tratando de público leigo, houve uma reconfiguração da atividade. Assim, como orientado pela Diretoria Geral do SAAE, na fase de planejamento, a partir da terceira atividade da série, a responsabilidade pelo levantamento de informações e de apresentação seria da Diretoria de Produção e da Diretoria de Planejamento e Projetos, parceiras neste contrato.

Desta forma, possibilitando a troca de informações e aproximando o público das obras existentes no município por parte do SAAE, foi agendada uma apresentação no prédio administrativo do SAAE no dia 10/05/23.

O Grupo de Referência G30 Lestetem integrantes moradores das áreas de abrangência do CRAS Aparecidinha, CRAS Cajuru, CRAS Brigadeiro Tobias e Ação Comunitária Inhayba, instituições localizadas na região Leste de Sorocaba.

Apesar de toda a mobilização prévia feita por telefone e WhatsApp, devido a algumas eventualidades com os participantes do grupo que já estava formado, no dia da atividade estavam presentes 5 pessoas das 17 que participaram da primeira rodada, em março/23. Além destas, 3 funcionários do SAAE também foram assistir a apresentação do dia (a Responsável Técnica do PTTS ES, o responsável pelo Setor de Telemetria, e uma enfermeira também funcionário do SAAE CO). Ressalta-se que os jovens da Ação Comunitária Inhayba não puderam estar presentes, pois ainda são estudantes e estavam em semana de provas. De todo modo, uma representante da instituição esteve presente e se comprometeu a repassar as informações ao seu público.

Seguindo a mesma rotina do primeiro encontro, foi contrato pela equipe do OMI Consórcio um ônibus de viagem para o transporte atá o prédio administrativo do SAAE. O ponto inicial de partida foi o CRAS Cajuru, previsto para sair às 07h10. Devido a alguns atrasos e abstenções, o ônibus partiu por volta de 07h30 com apenas 2 participantes das imediações do Cajuru.

No trajeto para o CRAS Aparecidinha, a equipe OMI Consórcio tentou localizar os participantes da região que estavam confirmados até o dia anterior. Infelizmente, nenhum deles atendeu as ligações, respondeu as mensagens ou compareceu diretamente ao ponto de encontro, mesmo considerando um período de tolerância para a saída.

Saindo com destino ao CRAS Brigadeiro Tobias às 07h50, o grupo encontrou no local 2 participantes dos bairros de entorno e a representante da associação. Partindo às 8h20, chegou-se em tempo no local do evento.Foi neste deslocamento, já com todos no ônibus, que foi servida a primeira rodada de lanches, composta por suco e sanduíche de frios.

Chegando ao prédio administrativo do SAAE por volta de 08h50, a equipe OMI Consórcio e as participantes foram até o auditório onde foram recebidos pelos diretores do SAAE destacados para a condução do evento, além dos funcionários já mencionados.

Inicialmente, foram retomados pela equipe OMI Consórcio os principais temas que envolvem os dois Projetos de Trabalho Técnico Socioambiental – Esgotamento Sanitário e Controle de Perdas, a Ação 3.2 e, por fim, foi feita uma roda de apresentação de todos, de modo bastante leve e informal.

A partir daí, foi apresentada pelo Diretor de Produção ao G30 Leste toda a estrutura do SAAE, traçado um panorama geral do sistema de abastecimento de água e de tratamento de esgotos no município, e também foi falado sobre as estruturas das estações de tratamento. Com animação, os responsáveis do SAAE compartilharam os planos de projeto e construção da futura Estação de Tratamento de Água ETA IV Oeste, prevista para o ano de 2024.

No segundo momento do workshop, o Chefe do Setor de Controle Operacional de Estações de Tratamento de Esgoto, entre outros temas importantes, apresentou a rotina de operação, além de detalhes sobre a obra de ampliação da ETE Pitico, que atende as regiões do Bairro Ana Paula Eleutério e Parque São Bento. Este momento foi bastante relevante para o grupo visualizar a complexidade do trabalho em relação às obras.

Por fim, no terceiro momento, o Diretor de Planejamento e Projetos retomou detalhes técnicos, dentro de um cronograma simplificado, das obras propriamente ditas. Assim, trataram-se das estações novas e em apliação, construção de novas estações elevatórias, coletores troncos, linhas de recalque e redes coletoras. Foi possível visualizar também o status de andamento do projeto de obras.

Ao final da apresentação, o G30 Leste pode se familiarizar ainda mais com o trabalho desenvolvido pelo SAAE, gerando dúvidas mas também reconhecimento pelas ações.

Abrindo espaço para questionamentos, foi falado sobre o cheiro da água que ficou bastante forte no início de 2023, mencionada a cobrança de taxas de esgoto na região do Brigadeiro Tobias e Genebra, o que foi amplamente debatido com interesse pelos responsáveis do SAAE.

Com a finalização da apresentação, os devidos agradecimentos foram feitos e a parceria entre comunidade, OMI Consórcio e SAAE foi reforçada.

O responsável pelo Setor de Telemetria fez um convite ao grupo: uma visita ao seu setor de trabalho, no prédio ao lado. Por meio deste sistema, os operadores da autarquia abrem ou fecham os registros de entrada e saída de água dos reservatórios e das estações de tratamento de água. Em caso de rodízio, essa tecnologia permite que tudo seja executado de uma forma ágil e precisa, possibilitando que os horários que foram estipulados para o início e término das interrupções do abastecimento sejam respeitados.

Após esta visita, os certificados de participação inclusos na atividade foram distribuídos e, em sequência, foi realizado um lanche (sanduíches, sucos e bombons).

Com todos acomodados, o ônibus seguiu novamente o seu trajeto, deixando os participantes em seus respectivos locais de desembarque.

Alguns registros da atividade podem ser vistos a seguir.




Commentaires


ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page