top of page

PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA: DIÁLOGO ENTRE SAAE E LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS DE SOROCABA - G30 NORTE

A partir do Projeto Técnico de Trabalho Social, implantado em razão das obras de controle de perdas e esgotamento sanitário, o SAAE convidou líderes e representantes comunitários, residentes nas áreas de influência das obras, para constituir um grupo social de diálogo com a organização denominado G30 Norte.

O grupo de referência G30 Norte é composto por moradores das áreas de abrangência do CRAS Vitória Régia e o bairro Ana Paula Eleutério, instituições de abrangência da região Norte de Sorocaba.

O G30 Norte é convidado mensalmente para participar do encontro “Comunidade no SAAE: workshop de atualização sobre obras”. Em junho no dia 14, uma quarta-feira, cerca de vinte pessoas do G30 Norte estavam presentes no encontro com SAAE. Essas pessoas representavam dezesseis jovens da Pastoral do Menor Habiteto com sua educadora social responsável, além de quatro integrantes da área de abrangência do CRAS Vitória Régia.

No total foram 5 horas de encontro, sendo durante três horas os representantes do G30 Norte estiveram em diálogo com o equipes do SAAE, e trataram de assuntos ambientais, potenciais impactos das obras, a obra de ampliação do sistema de captação e esgotamento sanitário.

Representantes do SAAE realizaram as apresentações das informações, Simone Alves Barreto recebeu os convidados e agradeceu a participação no encontro fortalecendo o propósito do SAAE de estabelecer formas de diálogo e relacionamento transparentes e sustentáveis com as comunidades de Sorocaba. O Chefe do Setor de Controle Operacional de Estações de Tratamento de Esgoto, Carlos Henrique, Belo elucidou, entre outros temas importantes, a rotina de operação do SAAE, além de detalhes sobre a obra de ampliação da ETE Pitico, que atende as regiões do bairro Ana Paula Eleutério e Parque São Bento.

Posteriormente, o Diretor de Planejamento e Projetos, Marcio Santana Moscardo, retomou detalhes técnicos dos projetos de obras, dentro de um cronograma simplificado. Assim, apontou a localização de obras do coletor tronco dos bairros Habiteto e Ouro Branco, abordando também um panorama geral da infraestrutura para ETE Pitico, estações novas e em ampliação, construção de novas estações elevatórias, coletores troncos, linhas de recalque e redes coletoras.

Para os representantes do G30 Norte o encontro trouxe uma compreensão ampla da necessidade, forma de implantação e andamento do projeto de obras e suas complexidades e interferências na rotina da comunidade. Alguns depoimentos foram compartilhados, como:


“Eu achei a atividade muito interessante e muito legal. Recomendo.”

(Guilherme Correa da Silva)


Por fim, os representantes do G30 Norte foram convidados a conhecer o Setor de Telemetria, conduzido por Antônio Mendes, responsável pelo setor. Os participantes puderam se familiarizar com o sistema de monitoramento e, no local, foi explicado como acontece o controle de abertura e fechamento dos registros de entrada e saída de água dos reservatórios e das estações de tratamento de água.

O espaço bastante tecnológico chamou atenção e possibilitou ainda mais compreensão do sistema de fornecimento de água e esgotamento sanitário desenvolvido pelo SAAE. Essa tecnologia permite que tudo seja executado de uma forma ágil e precisa, possibilitando que os horários que foram estipulados para o início e término das interrupções do abastecimento de água sejam respeitados.

Os registros fotográficos e depoimentos da atividade podem ser vistos a seguir.











ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page