top of page

G30 (Norte)

Dando continuidade à Ação 3.2: Comunidade no SAAE, parte integrante do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental - Esgotamento Sanitário (PTTS ES), no dia 12/04/2023 ocorreu o segundo encontro da série de eventos com a participação do chamado grupo G30 Norte, constituído por participantes das áreas de abrangência dos CRAS Vitória Régia e Ana Paula Eleutério. O encontro contou com a participação de 19 pessoas, entre jovens da Pastoral do Menor Habiteto, e uma educadora social responsável por acompanhar os jovens. Além destes, também estavam presentes 3 adultos e uma criança da região do CRAS Vitória Régia. O motorista da empresa de ônibus contratado pelo OMI Consórcio também fez questão de participar das atividades, e foi incluído como o 19º participante da atividade.

O evento seguiu os mesmos moldes do 1º encontro, realizado no mês de março, fechando o primeiro ciclo da atividade com todos os grupos nivelados em relação às informações apresentadas.

Assim como no primeiro encontro, a equipe OMI Consórcio contratou um ônibus de viagem, garantindo o conforto e segurança dos participantes para todo o deslocamento necessário. A saída agendada para às 7h30, da rua em frente à Pastoral do Menor Habiteto, de fato ocorreu às 8h00, devido a alguns imprevistos por da assinatura de termos de consentimento por parte dos responsáveis dos jovens. Acomodados no ônibus, finalmente, foram repassadas as orientações de segurança de costume (afivelar os cintos, não andar pelos corredores com o ônibus em movimento, e avisar caso fosse necessário o uso do banheiro).

Chegando ao segundo ponto de encontro (CRAS Vitória Régia), por volta de 8h20, já foram encontrados os demais participantes da atividade. Sem demora, foram repassadas as mesmas orientações de segurança e o ônibus partiu 8h25, chegando à Estação de Tratamento de Água Armando Pannunzio (ETA Cerrado) às 09:05. Um pequeno trecho de trânsito já no Jardim Europa implicou em pequeno atraso.

Chegando na ETA Cerrado, o grupo foi recebido pelo diretor de Produção do SAAE Sorocaba, Reginaldo Schiavi, e pelo diretor de planejamento e projeto, Glauco Enrico Bernardes Fogaça, que foram devidamente apresentados e fizeram alguns alinhamentos rápidos para a execução do próximo workshop de atualização de obras, a ser realizado no SAAE Centro Operacional, em maio/23.

Na sequência, a equipe OMI Consórcio explicou para o grupo sobre os dois PTTS, contextualizando-os sobre a dinâmica do Workshop, seu cronograma e a importância do grupo para o projeto. Neste momento, distribuíram-se folders com o conteúdo para melhor acompanhamento dos participantes e um brinde, composto por uma caneta e um bloco de notas, para assim facilitar as anotações.

Assumindo a atividade, a equipe de Educação Ambiental do SAAE apresentou o sistema de tratamento de água da estação, abordando os processos e a importância da água e sua preservação. Sem demora, a equipe do SAAE levou o G30 Norte para conhecer uma maquete da estação, laboratórios e o andar superior, de onde podem ser visualizados processos do tratamento de água.

Logo depois, o grupo partiu para a Estação de Tratamento de Esgotos Sorocaba 1 (ETE S1). Neste deslocamento, já com todos no ônibus e recomendações de segurança refeitas, foi servida a primeira rodada de lanches, composto por suco, sanduiche de frios, fornecidos pela equipe do OMI Consórcio, além de alguns bombons, gentilmente oferecidos pela coordenadora da Pastoral do Menor Habiteto.

Chegando à ETE S1, o grupo foi recebidos pela equipe de Educação Ambiental local. Acomodados no auditório da estação, o grupo assistiu a uma apresentação sobre o sistema de tratamento de esgoto realizado. Durante a apresentação muitos se mostraram atentos e interessados no assunto, algumas perguntas surgiram e foram esclarecidas pela equipe que conduzia a atividade.

Após a apresentação, o grupo G30 Norte foi convidado a participar de uma caminhada pelas instalações para conhecer de perto alguns dos processos mencionados no auditório. Todos os cuidados de segurança para com os participantes foram tomados, orientando por onde circular e aonde não ir, atentando-se às limitações de cada pessoa presente.

Com a finalização da atividade, o motorista fez o trajeto de retorno, a fim de deixá-los em seus respectivos locais de desembarque, passando inicialmente pelo CRAS Vitória Régia e finalizando na Pastoral do Menor – Habiteto.

No percurso, mais um lanche e bombons foram entregues aos participantes, visto que já se aproximava do horário do almoço.

Além disto, um certificado de participação desta primeira atividade foi também entregue a todos, fotografias e depoimentos foram feitos e os registros da atividade podem ser visualizados a seguir.

















ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page