top of page

G30 (Leste)

No dia 09/03/2023 aconteceu o workshop intitulado “Comunidade no SAAE” (1º encontro) – Projetos de Trabalho Técnico Socioambiental - Esgotamento Sanitário (PTTS ES). O workshop tem como objetivo possibilitar o conhecimento sobre educação ambiental, apresentando os principais conceitos dos sistemas de tratamento de água e esgoto, além das principais obras e trabalhos realizados pelo SAAE. Deste modo, incentiva a gestão socioambiental na comunidade e possibilita estratégias de sensibilização e mobilização social, o que pode levar a mudanças significativas e culturais em relação aos recursos hídricos e melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

O workshop contempla uma programação e uma sequência de atividades complementares entre si, que irão acontecer ao logo do projeto, o que possibilita a troca de informações ao grupo por meio de capacitações/palestras, para aproximar o público aos eventos existentes no município por parte do SAAE e dos PTTS.

A Ação 3.2 do PTTS ES contempla bairros da região leste e norte de Sorocaba, onde estão acontecendo obras efetivas do SAAE. Deste modo os grupos foram nomeados de G30 Leste e G30 Norte, depois de reunião de alinhamento feita entre OMI Consórcio e responsável técnica do SAAE.

O primeiro grupo a participar do workshop contemplou os bairros na região de abrangência dos CRAS Cajuru, Aparecidinha e Brigadeiro Tobias, nomeados carinhosamente como G30 Leste. Além dos moradores que participaram da atividade, a equipe também contou com a participação da Ação Comunitária Inhayba, que tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes atendidos e o desenvolvimento sustentável do território, totalizando 17 pessoas presentes para acompanhar o evento.

Para melhor segurança e conforto, foi contrato pela equipe do OMI Consórcio um ônibus de viagem, que fez o transporte para o workshop.

No dia da atividade, o ônibus saiu 07:15 do CRAS Cajuru e seguiu para o CRAS Aparecidinha, aguardando os participantes de lá. Partiu deste local, com destino ao CRAS Brigadeiro Tobias às 07:45. Neste terceiro ponto de encontro houve um pouco de atraso em relação ao planejado porque alguns adolescentes e seus responsáveis não chegaram ao local nem atenderam aos telefonemas. Ao final, a partida foi às 8h20 com destino à ETA Cerrado

Neste deslocamento, já com todos no ônibus, foi servida a primeira rodada de lanches, composta por suco e sanduiche de frios.

Na ETA Cerrado, ocorreu a apresentação sobre ambos os PTTS pela equipe OMI Consórcio, e a apresentação da equipe de Educação Ambiental do SAAE, focada no tratamento de água. Durante o workshop foram distribuídos folders para o acompanhamento do conteúdo da apresentação. Na sequência, os participantes foram convidados a visitar as maquetes, o laboratório e conhecer o sistema de tratamento de água.

Após a visita a ETA Cerrado, o grupo se locomoveu à estação ETE Sorocaba 1, onde foi realizada a apresentação sobre o tratamento de esgoto pela Equipe de Educação Ambiental, partindo logo em seguida para a visita técnica, onde o grupo pode observar os principais processos operacionais, desde a chegada do esgoto à estação, até a disposição dos efluentes tratados de volta ao rio, bem como, noções de meio ambiente, situação e uso racional dos recursos hídricos.

Com a finalização da atividade, o ônibus seguiu novamente o seu trajeto, deixando o grupo em seus respectivos locais de desembarque. No trajeto de retorno, mais um lanche foi entregue aos participantes, visto que já se aproximava do horário do almoço. Além disto, um certificado de participação desta primeira atividade e um brinde, contendo uma agenda e uma caneta, foram também entregues a todos.

Os presentes, sendo 12 adultos e 5 jovens, avaliaram positivamente a atividade, fazendo bastantes perguntas e sendo, em sua maioria, muito interativos.

Alguns registros da atividade podem ser vistos nas fotografias e vídeos a seguir.

















ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page