top of page

FUNCIONÁRIOS DO SAAE PARTICIPAM DE OFICINA SOBRE PLANEJAMENTO DO ORÇAMENTO FAMILIAR

Ao final de 2021, o número de famílias brasileiras endividadas alcançou a marca de 76,3%, de acordo com a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidos. Tais índices são reflexo de problemas financeiros intensificados pela pandemia em conjunto aos cenários anteriores já desfavoráveis.

A oficina intitulada “Planejamento, Organização do Orçamento Familiar” possibilita aos participantes conhecer práticas para administrar seus recursos financeiros mensais, evitando endividamentos e impulsionando a formação de fundo de reserva para família, sempre de acordo com sua realidade financeira. Esta oficina é parte da agenda de atividades previstas no Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental – Esgotamento Sanitário (PTTS ES) do SAAE Sorocaba, cuja execução é de responsabilidade do OMI Consórcio. O PTTS é uma contrapartida social em razão dos impactos gerados pelas obras de saneamento básico em Sorocaba.

Em 14 de março de 2024, ocorreu mais um encontro para realização da oficina sobre organização do orçamento familiar, direcionada aos funcionários do SAAE. O local escolhido para sediar o evento foi o Centro de Operações do SAAE (SAAE CO), marcando o primeiro dos dois eventos programados para colaboradores da companhia de água e esgoto. Participaram da oficina 12 pessoas, incluindo funcionários, estagiários e profissionais terceirizados. A condução da atividade foi realizada por uma especialista do SENAI, com o apoio de representantes da equipe OMI Consórcio, focando principalmente em estratégias para aprimorar a gestão financeira.

Inicialmente, a instrutora se apresentou para o público, detalhando em seguida a estrutura da Escola SENAI, com ênfase na infraestrutura da instituição e nas oportunidades de capacitação profissional, algumas delas oferecidas gratuitamente.

Essa profissional deu início ao conteúdo planejado, explorando estratégias para gerenciar a renda familiar mensal e destacando equívocos comuns que podem afetar as finanças, como empréstimos bancários e outras formas de endividamento. Durante sua apresentação, ela envolveu os participantes em discussões e fez observações sobre seus hábitos e práticas financeiras, alertando sobre mentalidades que podem prejudicar a gestão dos recursos.

Em seguida, houve uma pausa para um lanche oferecido pela equipe do OMI Consórcio, composto por refrigerantes e salgadinhos. Esse momento descontraído proporcionou oportunidades para conversas abertas sobre outros temas, permitindo que os participantes interagissem entre si.

Após a refeição, os participantes foram convidados a compartilhar seus sonhos, tanto aqueles que envolvem recursos financeiros quanto aqueles que não. Isso possibilitou o estabelecimento de metas a curto e longo prazos, que foram discutidas com a instrutora, esclarecendo a todos sobre os melhores caminhos para alcançar seus objetivos. Com a conclusão desta oficina, todos os presentes adquiriram conhecimentos fundamentais para modificar suas rotinas financeiras, equilibrando receitas e despesas, e foram incentivados a considerar outras formas de investimento em suas vidas

Os registros fotográficos da atividade podem ser vistos a seguir.



コメント


ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page