top of page

Excursão alunos 5º ano - EM Renice Seraphim

No dia 04/10/2022, iniciou-se uma série de visitas na ETA Cerrado - Estação de tratamento de água - Dr. Armando Pannunzio e na ETE S1 - Estação de Tratamento de Esgoto Sorocaba 1, realizadas com alunos matriculados nos 5os anos da Escola Municipal Renice Seraphim, localizada na região geográfica do CRAS Carandá.

Nesta primeira visita, contou-se com aproximadamente 40 pessoas, distribuídos entre alunos, funcionários da escola, professores e equipe do OMI Consórcio.

As atividades ocorreram no período da tarde, das 13:00 às 17:30, com itinerário saindo da Escola rumo à ETA Cerrado onde, ao chegar, todos foram recebidos pela equipe de Educação Ambiental do SAAE e posteriormente conduzidos ao auditório do local.

Inicialmente, os alunos participaram de uma palestra sobre o sistema de tratamento de água e a importância da água para a sobrevivência. Após a palestra, realizou-se uma visita às instalações da estação para conhecer de perto alguns dos processos de tratamento de água assim como os laboratórios.

Ao sair da ETA Cerrado a segunda parada foi na ETE S1, que também conta com uma equipe de educação ambiental, a qual recebeu a todos com uma apresentação sobre o sistema de tratamento de esgoto do local, complementado por vídeo do processo de tratamento. Logo em seguida, levou-se os alunos para uma visita pelo espaço verde, onde puderam ver o esgoto tratado voltando para o Rio Sorocaba. Por fim, retornou-se para a escola.

Todos os participantes receberam lanchinhos compostos por sanduíche com pão de leite, suco de caixinha e bolinho recheado; também ganharam brindes educativos: um kit plantio com saquinho de terra orgânica, pazinha, semente de margarida e um folder explicativo com dicas de cuidados.

Os alunos e professores se mostraram interessados, empolgados a todo momento, além de conhecer de perto e aprender, todos se divertiram.

Algumas fotografias do primeiro dia de excursão da escola Renice Seraphim estão disponíveis a seguir.


















ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page