top of page

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CIDADÃOS ATENDIDOS PELO CRAS LARANJEIRAS

Conhecer os sistemas de tratamento de água e esgoto da sua cidade é uma oportunidade que não se tem todos os dias, principalmente em grandes cidades como Sorocaba. Contudo, por meio do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental de Esgotamento Sanitário (PTTS ES), a educação ambiental é estimulada por meio de visitas programadas aos sistemas de tratamento do SAAE.

O PTTS ES está em execução em razão das obras de saneamento básico realizadas na cidade de Sorocaba pelo SAAE e oferta múltiplas ações socioeducativas para promover aos cidadãos residentes nas áreas de influência valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências que fortalecerão a atenção ao cuidado ambiental de utilizar de maneira racional os recursos naturais disponíveis.

No dia 25 de julho de 2023, ocorreu a atividade "Comunidade no SAAE", em parceria com o CRAS Laranjeiras. O evento foi organizado por analistas ambientais do OMI Consórcio, empresa contratada pelo SAAE para desenvolver o PTTS ES e, dessa vez, promoveu a visita à Estação de Tratamento de Água Dr. Armando Pannunzio (ETA Cerrado) e à Estação de Tratamento de Esgoto Sorocaba 1 (ETE S1). Toda infraestrutura necessária para visitação, transporte e lanches foram providenciados pela equipe do OMI Consórcio, assim como a articulação com o CRAS Laranjeiras, que se responsabilizou pela divulgação desta oportunidade aos cidadãos, realizando também as confirmações junto a estes interessados. Por parte dos cidadãos, não há nenhum custo para participar da visitação.

A visita às estações de tratamento dividiu-se em duas etapas. Na primeira, os participantes puderam conhecer as instalações da ETA Cerrado e seus processos de tratamento, além de assistirem a uma apresentação da equipe de Educação Ambiental do SAAE sobre o caminho que a água percorre até chegar em nossas casas, sendo sempre enfatizada a importância de se preservar este recurso. Nesta etapa, foi possível conhecer de perto o processo de filtração da água, sendo o último processo antes da água ser reservada e posteriormente distribuída à população.

Por fim, o público pôde acompanhar um profissional do SAAE na ETE Sorocaba 1, adentrou um dos laboratórios de controle de qualidade de água, algumas das estruturas da estação e verificou como o esgoto tratado retorna ao Rio Sorocaba. Os visitantes compreenderam que a devolução da água ao rio segue protocolos rígidos de qualidade para que o corpo hídrico não seja contaminado e preserve-se o meio ambiente. Para ampliar a compreensão, explicações adicionais em modelo de palestra foram apresentadas, permitindo que os presentes pudessem relacionar na teoria e prática o funcionamento do sistema.

Os moradores da área de abrangência do CRAS Laranjeiras presentes na atividade mostraram-se muito interessados ao assunto durante todo o tempo de visitação. Para alguns deles, foi a primeira excursão da qual participaram e, para outros, a primeira experiência fora do bairro em que vivem. Dessa forma, a atividade estimulou o diálogo entre moradores locais e trouxe um conjunto de informações que estimulam novas atitudes frente à relação com os recursos ambientais.

Alguns comentários sobre a atividade cabem ser destacados:

“Eu amei o passeio e espero que se repita”

(Kamile Cristine dos Santos Andrade)

“Eu achei legal, porque é uma coisa que vamos levar para a vida”

(Maria Eduarda dos Santos Vitório)

“O passeio de hoje foi de grande importância, principalmente para as crianças se conscientizarem sobre a importância da água para o planeta. Essas atividades proporcionam uma melhor qualidade de vida para os participantes, que vão levar as lembranças para o resto da vida”

(Cláudia S. Martinez - coordenadora do CRAS Laranjeiras)

Alguns registros e depoimentos da atividade podem ser visualizados a seguir.










Comments


ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page