top of page

OPORTUNIDADE PARA GERAÇÃO DE RENDA


O Curso de Pequenos Reparos Residenciais prepara pessoas interessadas em ingressar ou ampliar seus conhecimentos para atender demandas de reparos e manutenção em instalações elétricas, de hidráulica e pintura em residências.

Para definir sobre esse curso, o SAAE buscou informações acerca de quais demandas de manutenção residencial são recorrentes em Sorocaba. Com o apoio da consultoria OMI Consórcio ofertou aos cidadãos situados na área atendida pelo CRAS Vitória Régia a disponibilidade de curso, material didático, refeições e transporte sem nenhum tipo de custo aos cidadãos.

A divulgação do curso contou com o apoio da equipe do CRAS Vitória Régia e toda implantação das ações foram executadas a partir da articulação dos analistas socioambientais do OMI Consórcio.

Nos dias 4 e 5 de julho de 2023 a turma, formada exclusivamente para mulheres, contava com vinte e seis inscritas. As aulas ocorrem na Escola SENAI "Luiz Pagliato", localizado no bairro Jardim Santa Cecília, em Sorocaba. O curso tem duração de dois dias nos horários das 08h00 às 17h00.

No primeiro dia de curso, foram abordados conceitos fundamentais sobre o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e aspectos teóricos e práticos relacionados ao processo de instalação elétrica. No segundo dia, as participantes tiveram a oportunidade de realizar atividades práticas que contribuem ao processo de aprendizagem. Esse momento foi crucial para que as integrantes do curso pudessem esclarecer suas dúvidas, tais como:

“Uma tomada que é 110 volts eu consigo transformar ela em uma 220 volts?”

- Elaine dos Santos

“Quais são os melhores adaptadores para usar?”

- Arlete Martins de Oliveira Cavalcante

“Qual a diferença do aparelho plug para a concha?”

- Andrea Tele de Carvalho

Foram abordados processos de instalação elétrica, abrangendo a substituição de quadros de luz, extensões de novas ligações, aterramento, manutenção na fiação, entre outros. Além disso, também foram tratados conceitos de hidráulica, como técnicas de instalação, conserto de vazamentos, aplicação de impermeabilizante, atualização quanto aos lançamentos de produtos de qualidade no mercado e manutenções corretivas e preventivas. O curso ainda incluiu conceitos sobre pintura, acabamento com massa corrida e qualidade na execução do trabalho.

Para as aulas, o SENAI forneceu os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para a realização das atividades práticas, como óculos de segurança e luvas.

Cabe dizer que o curso está relacionado ao Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental – Esgotamento Sanitário (PTTS ES). Estiveram presentes nesse dia as responsáveis técnicas socais pelo projeto por parte do SAAE, Simone Alves Nabarrete e Juliana Telles Rosario.

A presença das representantes do SAAE reforça o compromisso da autarquia municipal em responder com responsabilidade social e ambiental, contundente à realidade dos cidadãos que residem próximos aos locais de obras, toda compensação de impactos que obras de infraestrutura demandam durante sua execução.

Outro ponto interessante é que durante a atividade, as participantes puderam compartilhar experiências e adquirir novos aprendizados. Foi possível conhecer toda a infraestrutura do SENAI, o que despertou maior interesse das alunas do Curso de Pequenos Reparos em outros cursos oferecidos pela instituição. Esse momento ampliou os horizontes das alunas quanto seu processo de formação educacional.

O curso de Pequenos Reparos Residenciais proporcionou às mulheres novas perspectivas de oportunidades e um passo importante na quebra de paradigma de que serviços de reparos são exclusivos ao universo masculino. Essas mulheres estão prontas para atender demandas para pequenos reparos residenciais, e com certificado emitido pelo SENAI. Percebe-se que essa representação fortaleceu a autoestima, autonomia e o autodesenvolvimento dessas mulheres. Podemos identificar essa satisfação por meio de depoimentos de participantes:

“Eu vim fazer o curso de pequenos reparos residenciais aqui no SENAI, aprendi bastante coisa que vai ser muito útil para mim no dia a dia e para quando eu precisar, se eu estiver em algum lugar que tiver alguma coisa precisando trocar que eu consiga fazer, como por exemplo: tomada, interruptor, fazer uma pintura, lixar, prepara a parede, bastante coisa. Na parte elétrica aprendi bastante coisa e está sendo bom para mim, porque está me deixando ainda mais ainda mais animada para estudar cada vez mais”

- Elaine dos Santos

“Eu estou achando um máximo, pude aprender muitas coisas que eu tinha dúvidas a respeito de elétrica, a gente viu também sobre hidráulica e pintura, então está sendo muito legal, aprendi muito e vou levar pra vida, porque o que eu aprendi aqui eu vou testar na minha casa”

- Ajanicleide Alves Oliveira

“O curso para mim foi muito importante, me abrangeu bastante entendimento sobre instalação, sobre técnicas de pintura, sobre instalação no meu lar, encanamentos, formas de colar. Então estou saindo daqui feliz e mais confiante se eu precisar realizar algo no meu lar”

- Edna Mendes de Souza

Os registros fotográficos e depoimentos da atividade podem ser vistos a seguir.















コメント


ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page