top of page

Curso de Capacitação "Pequenos Reparos Residenciais"

Nos dias 16 e 17 de março de 2023, após um mês de intensa mobilização, sequenciado por um processo de confirmação de presença com as inscritas por meio de contatos telefônicos e mensagens de texto, as mulheres da região do CRAS Aparecidinha foram contempladas com o curso de capacitação de “Pequenos Reparos Residenciais”.

Importante ressaltar que, assim que acordado com a coordenação do CRAS Aparecidinha de que esta região seria a a próxima a receber a atividade, iniciou-se tal período de mobilização, com a distribuição de cartazes nos seguintes locais:

· No CRAS Aparecidinha;

· Nos equipamentos sociais e de saúde de toda a área de abrangência deste CRAS;

· Nas linhas de ônibus, terminais e miniterminais que atendem a região, com a fundamental parceria da URBES;

· No posto de atendimento do SAAE Cianê.

Apesar das confirmações durante o período de inscrição, algumas participante avisaram de véspera que haviam conseguido algum trabalho ou tido alguma emergência de saúde, e suas vagas foram ofertadas para quem estava na lista de espera.

O conteúdo programático foi o mesmo ofertado para a turma do CRAS Brigadeiro Tobias, no mês anterior, e atendeu com com excelência as exigências do Edital do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental – Esgotamento Sanitário (PTTS ES). Mais uma vez o local de realização do curso foi a unidade da Escola SENAI "Luiz Pagliato", no Jardim Santa Cecília, zona norte de Sorocaba.

No primeiro dia de curso, a equipe OMI Consórcio chegou no horário previsto para o encontro e embarque (rua em frente ao CRAS, próximo ao miniterminal de ônibus urbano) onde já se localizavam o ônibus fretado e algumas participantes. Foi dado um curto período para que as outras inscritas chegassem e se acomodassem no veículo.

No total, 17 mulheres saíram desse local, com a equipe técnica, e outras 5 foram direto para o SENAI. Deve ser mencionado que, mesmo o foco da mobilização e a prioridade de local de moradia ter sido a mencionada, haviam participantes de bairros próximos ao Aparecidinha, sendo estes: Jardim Nikkey, Jardim Josane e Mato Dentro, além dos bairros Ana Paula Eleutério, Morumbi, Jardim Faculdade, Jardim do Sol e Alto da Boa Vista (em outras regiões da cidade). Este fato não fragilizou de forma alguma a atividade, apenas enriqueceu o grupo com mais trocas de informações sobre seus contextos e vivências.

Chegando ao local, a equipe OMI Consócio e as participantes foram recebidas pelos Professores Renato e Emerson, responsáveis pelo curso. O grupo foi conduzido até a sala de aula, local onde foi informada a programação dos dias, regras do SENAI, disponibilização de certificados e combinados sobre as 3 refeições diárias previstas. A Assistente de Apoio Técnico, Sra. Elaine Muraro Martins, integrante da área de atendimento a empresas se apresentou ao grupo e foi liberado o café da manhã coletivo.

Como solicitado pela equipe OMI Consórcio durante as inscrições e confirmações de presença, as vestimentas de todas estavam adequadas (camisa de meia manga, calças compridas e sapatos fechados). A instituição forneceu, como combinado, os EPIs necessários às atividades que seriam executadas (óculos de segurança e luvas), para além de apostila técnica.

O curso correu normalmente até a parada para o almoço, com informações teóricas. Neste ponto, o grupo já estava muito integrado, comentando sobre o que estava sendo compartilhado e também sobre seu cotidiano (as experiências de vida, família, trabalho, além de suas dificuldades e potencialidades).

No período da tarde, foram apresentados na prática as técnicas de instalações hidráulicas, consertos de vazamento, aplicação de impermeabilizante, atualização quanto aos lançamentos de produtos de qualidade no mercado, manutenções corretiva e preventiva, além de conceitos sobre pintura, como acabamento com massa corrida e qualidade na execução do material.

Depois de um lanche, encerrou-se o primeiro dia de curso. Na sequência, as participantes residentes da região do Aparecidinha já se encaminharam para o ponto de ônibus e seguiram para o desembarque final, realizado em frente ao CRAS.

No dia seguinte, o mesmo trajeto se manteve: saída na frente do CRAS Aparecidinha, com chegada no SENAI por volta de 7h45. Infelizmente, por imprevistos, três mulheres que estiveram presentes no primeiro dia de curso justificaram o não comparecimento ao segundo dia, totalizando 19 participantes. Chegando na instituição, o café da manhã foi prontamente servido para depois serem iniciadas as atividades.

Complementando o conteúdo programático, as participantes receberam, no segundo dia, noções de elétrica, conduzida pelo professor Renato, com a exposição de conceitos sobre o tema. Apesar da densidade dos assuntos, no intervalo do almoço, se apropriando do espaço de lazer da instituição, algumas participantes conversaram pelos bancos, outras jogaram tênis de mesa, relaxando por um momento.

Retornando para a aula, o grupo teve a oportunidade de aprender de forma prática, reparos elétricos (substituição de quadros de luz, extensões de novas ligações, aterramento, manutenção na fiação, entre outros).

Ao final das atividades, os professores forneceram às participantes as declarações de comparecimento, explicando (assim como no primeiro dia de aula) que os certificados deveriam ser retirados presencialmente, depois de alguns dias, para que a instituição prontificasse cada documento.

Encerrando a atividade, a equipe OMI Consórcio acompanhou o roteiro de volta à região do CRAS Aparecidinha, percurso no qual muita conversa aconteceu.

Pode-se dizer que curso ocorreu sem maiores imprevistos, em tempo integral, iniciando-se às 8h00 e finalizando às 17h, tanto no primeiro quanto no segundo dia, num total de 16h de aulas. A programação proposta foi atendida e, para além do conhecimento alcançado durante o curso, as mulheres tiveram a oportunidade de se familiarizar com a estrutura e os cursos fornecidos pelo SENAI, que tem papel enriquecedor para aquelas que pretendem se aperfeiçoar em outras áreas.

Houve descontração, algumas participantes do curso já se conheciam e outras iniciaram uma nova amizade. O grupo de WhatsApp criado pela equipe OMI Consórcio durante mobilização e confirmação, visando facilitar a distribuição de informes sobre o curso e segue na ativa, com comunicação constante entre estas mulheres.

Na avaliação feita ao final dos dois dias, todas se mostraram satisfeitas com o curso e animadas para novas oportunidades. Além de fotografias, alguns vídeos das atividades e depoimentos das participantes foram feitos, comprovando a animação e a experiência proporcionada às suas vidas.









ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page