top of page

Curso de Capacitação "Pequenos Reparos Residenciais"

Nos dias 07 e 08/02/2023, ocorreu a primeira turma do curso de capacitação de “Pequenos Reparos Residenciais”, destinado exclusivamente para o público feminino.

Desde outubro de 2022, o OMI Consórcio vinha fazendo articulações para o refinamento do conteúdo programático que atendesse as exigências do contrato do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental – Esgotamento Sanitário (PTTS ES), orçamentos e, finalmente, contratação do SENAI, instituição renomada e com estrutura excelente, a fim de oferecer um curso com a máxima qualidade, atendendo da melhor forma o público-alvo do PTTS ES.

Definida que a primeira área de abrangência de CRAS a ser contemplada com este curso seria a região do Brigadeiro Tobias, o período de mobilização para realizaçãocomeçou no início de janeiro, quando cartazes foram distribuídos pela cidade, a saber:

· No CRAS Brigadeiro Tobias;

· Nos equipamentos sociais e de saúde de toda a área de abrangência deste CRAS;

· Nas linhas de ônibus, terminais e miniterminais que atendem a região, com a fundamental parceria da URBES;

· No posto de atendimento do SAAE Cianê;

· No SAAE Centro Operacional.

O curso foi realizado no Escola SENAI "Luiz Pagliato", no Jardim Santa Cecília, e contou com a participação de 17 mulheres da comunidade, mas as mulheres da equipe OMI Consórcios também tiveram a oportunidade de participar das atividades.

Importante salientar que, mesmo o foco da mobilização e a prioridade de local de moradia ter sido a mencionada, havia participantes de outros bairros, como por exemplo: Vila Nova Sorocaba, Vila Gomes, Parque São Bento, Júlio de Mesquita, P. Manchester, Árvore Grande, Vila Hortência, Vila Angélica, Nova Sorocaba e Ipanema do Meio. Estas mulheres ocuparam as vagas não preenchidas sem o menos prejuízo para a atividade, apenas enriquecendo mais ainda o grupo.

Para melhor segurança e conforto, além de atender as especificações técnicas de Edital, foi contrato pela equipe do OMI Consórcio um ônibus de viagem, que fez o transporte das mulheres para as instalações onde ocorreriam o curso nos dois dias.

O ponto de encontro para saída do transporte foi o CRAS Brigadeiro Tobias. A equipe OMI chegou no horário previsto para o encontro e embarque, onde já se localizavam o ônibus e algumas participantes. Apesar de terem se inscrito 14 mulheres que sairiam do ponto de encontro, no dia, apenas 5 se apresentaram.

De toda a forma, o curso ocorreu sem maiores imprevistos, em tempo integral nos dois dias, iniciando-se às 07:00 da manhã e finalizando-se às 17:00 da tarde.

Chegando no local do curso, a equipe OMI e as participantes foram recebidas pela Assistente de Apoio Técnico, Sra. Elaine Muraro Martins, que faz parte do atendimento a empresas, além do Professor Emerson Santos, responsável pelo curso. O grupo foi conduzido até a sala de aula, onde todas as participantes se apresentaram, e onde também foram passadas as informações a respeito do curso e sobre as regras do SENAI. Na sequência, foi liberado o café da manhã, uma das 3 refeições diárias incluídas no curso.

Como já havia sido ressaltado nas inscrições e confirmações, as vestimentas foram adequadas (camisa de meia manga, calças compridas e sapatos fechados). A instituição forneceu, como combinado, os EPIs necessários às atividades que seriam executadas (óculos de segurança e luvas).

A seguir foi iniciado o conteúdo programático do curso. As participantes inscritas e a equipe OMI tiveram a oportunidade de aprender conceitos sobre reparos elétricos, como substituição de quadros de luz, extensões de novas ligações, aterramento, manutenção na fiação, entre outros.

Na parada para o almoço, o grupo já estava muito integrado, comentandoo que estava sendo compartilhado e também sobre seu cotidiano (as experiências de vida, família, trabalho, além de suas dificuldades e potencialidades).

No período da tarde, foram apresentados os conceitos de instalações hidráulicas, consertos de vazamento, aplicação de impermeabilizante, atualização quanto aos lançamentos de produtos de qualidade no mercado, manutenção corretiva e manutenção preventiva.

Depois de um lanche, encerrou-se o primeiro dia de curso. As participantes de outros bairros que haviam chegado ao SENAI por conta própria foram convidadas a pegar carona com o ônibus fretado até o Terminal Santo Antônio para maior comodidade, visto que em Sorocaba chovia bastante. Na sequência, as outras participantes seguiram apra a região do Brigadeiro Tobias.

No dia seguinte, o mesmo trajeto se manteve: saída na frente do CRAS, com chegada no SENAI por volta de 7h45. O café da manhã foi prontamente servido.

Complementando o conteúdo programático, as participantes receberam noções de pintura, acabamento com massa corrida e qualidade na execução da pintura. Todas estas atividades foram divididas em dois períodos, sem deixar de fazer as refeições (almoço e lanche da tarde).

Em resumo, a programação proposta foi completamente compartilhada entre os dois dias de curso, apresentada de forma teórica e prática. Além do conhecimento alcançado durante o curso, às mulheres e à equipe OMI, foi possível também se familiarizar com a estrutura e os cursos fornecidos pelo SENAI, que tem papel enriquecedor para aquelas que pretendem se aperfeiçoar em outras áreas.

Houve descontração, algumas mulheres do grupo já se conheciam e outras iniciaram uma nova amizade. Um grupo de WhatsApp foi criado pela equipe do PTTS ES com as participantes para a distribuição de informes iniciais sobre o curso e, atualmente, segue com comunicação constantes entre elas.

Na avaliação feita ao final dos dois dias, todas se mostraram satisfeitas com o curso e animadas para novas oportunidades. Além de fotografias, alguns vídeos com depoimentos das participantes foram feitos, comprovando a animação durante as atividades e o que o curso proporcionou às suas vidas.


ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page