top of page

CRAS VITORIA REGIA

No dia 16/05/2023, ocorreu a terceira oficina da Ação 4.2 “Apresentação pessoal – inserção no mercado de trabalho”, prevista no Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental – Esgotamento Sanitário (PTTS ES), que foi realizada no CRAS Vitória Régia, com estruturação e promoção da equipe OMI Consócio.

A atividade foi articulada entre o OMI Consórcio e a coordenação do CRAS Vitória Régia no dia 10/04/23, por meio de ligações e mensagens de WhatsApp e havia ficado acertada para dia 02/05/23. Entretanto, no dia 20/04/23, a coordenadora do equipamento social solicitou a postergação da realização da atividade para a quinzena seguinte.

Chegando ao local um pouco antes do horário previsto para a realização da atividade, as represnetantes do OMI Consórcio foram recebidas pela equipe e coordenação do CRAS, em sua rotina de trabalho. A sala destinada à atividade foi arrumada, distribuindo as cadeiras em forma de roda, seguindo a estratégia de apresentação proposta.

Aos poucos algumas pessoas foram chegando e já foram se acomodando na sala. Alguns minutos de espera para os demais participantes chegarem e assim para começar a oficina. Inicialmente fez-se uma breve apresentação da equipe do PTTS ES, algumas pessoas já estavam familiarizadas com o projeto, devido a algumas atividades que já ocorreram no CRAS.

O grupo mobilizado pelo CRAS é composto por beneficiários envolvidos em várias atividades, alguns também recebem o Cartão Alimentação (Programa Cidadania na Mesa). Estiveram presentes, ao todo, 12 pessoas. Algumas já eram conhecidas da equipe, outros novatos. Como de praxe, algumas crianças também acompanham seus responsáveis nestes encontros.

A profissional que iria conduzir a atividade, a fim de iniciar o tema motivador do dia, propôs uma dinâmica bastante interessante, onde cada um foi solicitado a se apresentar e falar uma qualidade que acreditava possuir, indo ao encontro ao tema proposto.

A apostila preparada especialmente para oficina foi distribuída no início da atividade para que acompanhassem o conteúdo e, logo em seguida, foi falado sobre aspectos gerais que englobam processo de autoconhecimento, que também tem implicação no processo de uma apresentação pessoal. A representante do PTTS ES que conduzia o momento fez suas explicações e exemplificações, instruindo todos os participantes a acompanharem nas leituras, reflexões e dinâmicas propostas.

Os participantes se mostraram participativos: traziam questões pessoais de potencialidades e de vulnerabilidades. Abordaram-se conceitos sobre estresse e ansiedade, incluindo seus efeitos, diferenças e como se refletem no corpo humano.

Complementar a temática, a psicóloga levantou questionamentos para os participantes, sobre quais são os métodos que eles utilizam para se acalmar no dia a dia, contribuindo também com sugestões que podem potencializar esses mecanismos. Alguns participantes ressaltaram particularidades que os ajudas no processo de amenização do estresse e ansiedade, como “fazer uma caminhada”, “andar de ônibus sem destino”, “rezar” e “ajudar outras pessoas”.

Foram trazidas pela profissional técnicas de relaxamento e de respiração, finalizando a atividade focaram-se nas entrevistas de emprego, situações pelas quais a maioria dos participantes já tinha passado ou estavam passando. Dicas de como se portar foram ressaltadas, algumas dúvidas surgiram e foram esclarecidas pela profissional.

O compartilhamento destas experiências mostrou que a ansiedade e o nervosismo são comuns a todos e são legítimos, não havendo julgamentos neste momento. Entretanto, o que foi reforçado é que a compreensão e o entendimento desses sentimentos fortalece o manejo e a reeducação deles. Desta forma, eles podem contribuir em uma dinâmica de entrevista, em que todos são capazes de se portar adequadamente, aumentando suas chances no processo seletivo e na vida.

O lanche ocorreu ao fim da atividade, na varanda do CRAS, aproveitando o dia agradável. Houve descontração, todos conversaram sobre assuntos predominantemente relacionados ao tema e parabenizaram a equipe pela atividade.

Alguns registros da atividade podem ser vistos nas fotografias a seguir.






ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page