top of page

CRAS CAJURU

Prosseguindo com o ciclo de atividades da Ação 3.4 do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental - Esgotamento Sanitário (PTTS ES), no dia 01/03/2023, realizou-se no CRAS Cajuru a Oficina Uso Racional da Água e Energia elétrica, elaborada e apresentada pela equipe do OMI Consórcio.

Contando com a participação de 11 pessoas, o público presente contemplou faixa etária adulta e idosa e, assim como as demais atividades da equipe realizadas no CRAS, todos beneficiários do Programa Cartão Alimentação, com destaque para alguns novos participantes quando comparado a outros momentos.

Ao chegar no CRAS, a equipe OMI Consórcio observou que alguns participantes já se encontravam presentes aguardando a atividade com a sala já organizada, mesmo com início previsto para 14h. Enquanto era aguardada a chegada dos demais participantes, aproveitou-se para fazer a instalação do notebook e projetor, além de conversar sobre os diversos assuntos com as funcionárias do CRAS e público participante.

Antes de iniciar a apresentação, coletou-se os nomes do público presente por meio da lista de presença, além da autorização para os registros fotográficos do evento. Em seguida, foi feita uma explicação breve sobre o PTTS ES, visando contextualizar a realização da atividade, sobretudo aos novos participantes. Feitas tais explicações, partiu-se para a apresentação do conteúdo, abordando a importância do consumo racional da água e quais os impactos do ser humano na utilização deste recurso.

Nesta temática, falou-se sobre a mensuração por meio das classes de pegada hídrica, relacionando-se com os principais processos de uso e perdas de água. Além disso, mostrou-se aos participantes a situação atual do Brasil, onde 40% da água tratada é desperdiçada, sendo um valor alto e alarmante.

O tema seguinte foi a necessidade do consumo consciente da energia elétrica, visando não ocasionar desperdícios, uma vez que a matriz energética brasileira é hidrelétrica, importando na preservação deste recurso.

Finalizada a apresentação, desenvolveu-se uma dinâmica com os participantes, abordando causas e consequências das ações humanas no uso de água e energia elétrica. Neste momento, foram entregues algumas fichas por participante, onde cada par de causa e consequência ia sendo montado, e comentado por cada pessoa presente, fazendo-os refletir ao passo que cada ação revelava-se. Exemplos de ações abordadas na dinâmica são o uso da água para lavar calçadas e automóveis, o reuso das águas cinzas (máquina de lavar, banheira, tanquinhos, etc.), e o uso de equipamentos com maior eficiência energética.

Ao fim da atividade, houve um momento de descontração com os participantes, com a oferta de um lanche disponibilizado pela equipe OMI Consórcio, onde os mais diversos assuntos foram tratados entre o público presente, fazendo com que ficassem mais a vontade para conversar e compartilhar experiências e dúvidas pontuais.

Algumas fotografias do evento estão disponíveis a seguir.


ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page