top of page

CRAS CAJURU

Abrindo a série de oficinas intituladas “Multiplicadores de boas práticas ambientais”, no dia 14/12/2022, o evento realizado no espaço físico do CRAS Cajuru está inserido no escopo do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental – Esgotamento Sanitário (PTTS ES), e foi organizado e realizado pelo OMI Consórcio.

Os 31 participantes, predominantemente adultos e idosos, fazem parte do programa Cartão Alimentação, sendo alguns participantes de outras atividades realizadas pelo OMI Consórcio no CRAS, e alguns novatos, integrantes do grupo mobilizado em dezembro/22.

Ao chegar no equipamento público, observou-se a presença de alguns participantes do lado externo da edificação, uma vez que ele era cedo e o horário de funcionamento é a partir das 08h00. Passado alguns minutos, o CRAS abriu, possibilitando a entrada dos participantes e da equipe.

Enquanto os demais participantes chegavam ao local, a equipe aproveitou para organizar a sala e montar os materiais de apresentação, aproveitando também o momento para passar a lista de presença.

Após todos os participantes estarem na sala, e terem seus nomes coletados na lista de presença, fez-se uma breve apresentação da equipe, além de contextualizar o PTTS ES e as obras que vêm ocorrendo no município, sobretudo para os participantes que não estavam presentes nas atividades anteriores do CRAS.

Feitas tais explanações, partiu-se para os conteúdos da atividade em si, iniciando com a menção a atividades do segmento ambiental, na chamada “colmeia da sustentabilidade” e as ações sustentáveis que devem ser tomadas pela sociedade, visando a preservação ambiental e qualidade de vida.

Em seguida, apresentaram-se os perfis de consumo dos brasileiros de acordo com um estudo de 2019, de acordo com: faixa etária, gênero, costumes, preferências de compra, relação com o uso de internet, preocupação com o meio ambiente etc. Ressaltou-se também que cada pessoal possui uma mescla dos perfis de consumo, não seguindo exatamente um padrão único, e que cada aspecto influencia direta ou indiretamente na caracterização do material produzido nas compras e na sua quantidade. Para fortalecer o entendimento sobre os impactos no consumo, apresentou-se os famosos “5R’s”, sendo eles: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, seguindo exatamente nesta ordem a prioridade a ser tomada.

Por fim, foi realizada uma dinâmica composta por perguntas feitas aos participantes, visando a identificação de suas ações de consumo no dia a dia. Com tais perguntas, o público presente pode refletir sobre seus hábitos, identificando possíveis margens de melhoria em cada atividade realizada, além de ter informações que possam ser disponibilizadas aos familiares, amigos e demais pessoas próximas diariamente sobre as consequências suas ações, permitindo a conscientização sobre tal tema. Muitas reflexões foram feitas, e o engajamento da maioria das pessoas presentes foi notado, mostrando grande interesse sobre o assunto e aprovação da atividade. Vale lembrar que o material de base está disponibilizado na plataforma virtual do PTTS ES, para que possa ser replicado pelos interessados.

Para fechar a atividade, houve um momento de descontração com os participantes, em que o lanche do dia foi servido a todos, e conversas sobre o tema da oficina, entre outros assuntos ocorreram de forma tranquila e bem-humorada.

A seguir, algumas fotografias registradas no evento podem ser observadas.




Multiplicadores de Boas Práticas Ambientais

ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page