top of page

SAAE PROMOVE OFICINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CRAS BRIGADEIRO TOBIAS

As obras de saneamento básico executadas em Sorocaba pelo SAAE consideram uma contrapartida social importante para as comunidades que estão nas áreas de influência dessas intervenções urbanas, trata do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental (PTTS).

O PTTS promove ações educativas no campo socioambiental. A proposta é que, a partir de encontros estruturados pedagogicamente, o cidadão que participe da atividade receba informações de sensibilização para o uso inteligente dos recursos naturais, preservação dos recursos naturais e técnicas onde aprende tanto como evitar desperdícios de água (economia na conta) como capacitações de geração de renda no campo de reparos hidráulicos.

Em parceria com o CRAS Brigadeiro Tobias no dia 03 de julho de 2023 ocorreu a Oficina educativa “Uso racional da água e energia elétrica”. Essa oficina foi executada por analistas ambientais do OMI Consórcio, empresa contratada pelo SAAE para desenvolver o Projeto de Trabalho Técnico Social.

A oficina contou com dois momentos distintos, sendo o primeiro de compartilhar informações. Nesse sentido, por meio de apresentação de conteúdos o analista da OMI Consórcio abordou temas relacionados ao uso consciente da água e da energia elétrica, as principais formas de evitar o seu desperdício e o panorama atual do Brasil, onde, a cada 100 litros de água tratados, 40 são desperdiçados. Para falar da rotina em uma casa utilizou-se propostas de reuso de água eficientes e práticas para o dia a dia, como: aproveitar a água utilizada da máquina de lavar roupas para limpar a casa e o quintal; coletar água da chuva para molhar plantas e o jardim; evitar o desperdício no banho e ao lavar louças; não deixar vários aparelhos elétricos ligados ao mesmo tempo e priorizar equipamentos mais eficientes que consomem menos energia.

O segundo momento da oficina foi marcado por um jogo pedagógico e interativo. A dinâmica do jogo foi a seguinte: duas fichas foram entregues a cada pessoa, contendo causas e consequências de ações humanas relacionadas ao uso da água e energia elétrica, sendo essas positivas ou benéficas ou não. Quando um participante citava sua ficha de consequência deveria ser encontrado no grupo qual era a causa. Dessa forma, as pessoas interagiam e debatiam sobre as reais consequências ou causas dos temas que cada ficha apresentava. Além disso, foi possível observar como as pessoas já aplicavam as informações compartilhadas no primeiro momento da oficina com cada consequência e causa citada.

Nenhuma dúvida ou pergunta foi levantada pelos participantes, apenas alguns comentários como:

“Eu sempre me divirto aqui nessas atividades, é quase uma terapia”

(João Ferreira da Silva)


“Agradeço muito a vocês pela apresentação, assim como na outra atividade (conscientização sobre preservação ambiental*), esta é de grande importância para todos nós. É muito bom saber o que podemos fazer para não desperdiçar esses recursos”

(Gilmar Martins)


Participaram da atividade 24 (vinte e quatro) pessoas, sendo dessas 11 (onze) homens e 13 (treze) mulheres. Esse grupo é atendido pelo CRAS Brigadeiro Tobias e formado por cidadãos atendidos pelo Programa Cartão Alimentação. Apesar de um perfil predominante adulto entre os participantes, a atividade contou com a presença de algumas crianças, que acompanhavam seus pais ou responsáveis.

Por fim, houve um momento de confraternização entre o grupo, em que salgadinhos e refrigerantes foram servidos, e conversas dos mais diferentes assuntos ocorreram. Os participantes avaliaram a atividade por meio de um formulário entregue a cada participante, e alguns concederam depoimentos sobre as suas opiniões.

Os registros fotográficos e os depoimentos sobre a atividade podem ser observados a seguir.






ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page