top of page

CRAS BRIGADEIRO TOBIAS

No dia 04/05/23, ocorreu mais uma atividade do Projeto de Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental – Esgotamento Sanitário (PTTS-ES), focada na conscientização sobre preservação ambiental. O evento, realizado no CRAS Brigadeiro Tobias, foi elaborado e estruturado pelo OMI Consórcio.

As articulações para a oficina foram iniciadas em 27/03/23, junto à coordenação do equipamento social e a data definida para o dia de reunião de assinatura do Cartão Alimentação, do Programa Cidadania na Mesa.

Assim que a equipe do OMI Consórcio chegou ao local, foi recebida com muita educação e alegria pela coordenadora do CRAS Brigadeiro Tobias, momento em que ela apresentou a nova técnica que também iria acompanhar a equipe durante a atividade. Esta nova profissional acompanhou a equipe OMI Consórcio até o salão onde normalmente são realizadas as atividades e A deixou à vontade para a organização, auxiliando com os materiais que se fizeram necessários, como cadeiras e mesas.

Algumas pessoas já estavam no local antes do horário previsto para o início da atividade, deste modo a equipe OMI Consócio os convidou para irem se acomodando nas cadeiras e ficarem à vontade. Aos poucos chegavam mais pessoas. Após a espera, a atividade deu início e, primeiramente, foram passadas algumas informações por parte do CRAS.

O conteúdo abordou conceitos históricos dos termos preservação e conservação ambiental, além das principais formas existentes de se preservar o meio ambiente, evidenciando aos participantes o contexto tanto no Brasil quanto no mundo. No decorrer da apresentação algumas pessoas fizeram colocações, porém não foi levantada qualquer dúvida.

Após a apresentação do conteúdo informativo, foi realizada uma dinâmica com os participantes, um bingo com a temática ambiental. Foi explicado ao público como a dinâmica funcionaria: cada pessoa presente ficou com uma cartela, com números variando entre 0 e 75, e uma lista com tópicos relacionados ao tema foco da oficina, ganharia quem completasse a fileira na forma diagonal, vertical ou horizontal. A cada sorteio de um número, um tópico relacionado ao tema da oficina era comentado pelo membro da equipe OMI Consórcio, e assim eram feitas explicações sobre aquele tema.

O público se mostrou animado e participativo durante o bingo. Após aproximadamente 15 números sorteados, houve uma ganhadora que recebeu um prêmio simbólico. Ela se mostrou contente por ter ganhado e agradeceu.

Por fim, foi aplicada a pesquisa de avaliação da atividade e ofertados salgadinhos, refrigerantes e guardanapos para o lanche dos participantes – um momento de descontração.

Algumas fotografias do evento podem ser observados a seguir.






ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page