top of page

CRAS BRIGADEIRO TOBIAS

No dia 16/12/2022, a oficina intitulada “Apresentação pessoal – inserção no mercado de trabalho” foi realizada no CRAS Brigadeiro Tobias, marcando a abertura deste ciclo de oficinas.

Esta foi a terceira atividade realizada neste CRAS, estruturada e promovida pelo OMI Consórcio em parceria com a psicóloga Marcela Matarezzi, e também faz parte, assim como outras duas atividades anteriores, do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental – Esgotamento Sanitário (PTTS ES).

Contou-se com a participação de 20 adultos e idosos, predominantemente do grupo beneficiário do programa Cartão Alimentação do CRAS. Alguns já eram conhecidos da equipe, outros novatos, evidenciando o novo ciclo do benefício, iniciado em dezembro/22.

Chegando ao local da atividade, a equipe OMI Consórcio foi recebida pela coordenação do CRAS, e pela psicóloga Marcela, que já se encontrava no ambiente. Alguns participantes também já estavam aguardando ansiosos a nova atividade, enquanto os demais foram chegando nos minutos seguintes. Durante esta acolhida, a equipe OMI aproveitou para organizar a sala juntamente com a ajuda de funcionárias do CRAS, colocando-se as cadeiras em forma de roda, seguindo a estratégia de apresentação proposta. Antes do início da atividade, foi passada a lista de presença, para melhor controle interno, juntamente a autorização ou não em aparecer nos registros fotográficos.

Em seguida, fez-se uma breve apresentação de toda a equipe OMI e da psicóloga Marcela, além de uma explanação introdutória ao PTTS ES e sobre as obras que vem ocorrendo no município, para melhor contextualizar o público presente e introduzir os novos participantes na pauta.

A profissional parceira, a fim de iniciar o tema motivador do dia, propôs uma dinâmica bastante interessante, onde cada um (incluindo as equipes), se apresentava, falava com o que trabalhava (ou se estava sem trabalhar), o que já tinha feito de produtivo na vida, o que sabia fazer bem e tinha orgulho disto, além de mencionar “sua luz e sua sombra” (o que vê de bom e a melhorar em si próprio). Com isto, demonstrou que todos têm suas limitações e potencialidades, tanto no dia a dia, quanto na hora de se apresentar numa entrevista de emprego. O processo de autoconhecimento, sim, foi mencionado como a grande meta, o objetivo principal de cada um ali presente, para o crescimento pessoal.

Todos foram então convidados a levantar, um a um falar o que pretende melhorar em si mesmo e, em coro, o grupo bradava: “nós apoiamos”. Com simplicidade, timidez e rigidez iniciais do grupo foram se desfazendo, melhorando a ambiência para as etapas seguintes.

Diferentemente de outras atividades, e devido ao tipo de conteúdo, o lanche foi feito em um intervalo da atividade. Houve descontração, todos conversaram sobre assuntos predominantemente relacionados ao tema. Percebeu-se pouca evasão do grupo, ao final do intervalo.

A apostila preparada especialmente para esta atividade foi distribuída e, com clareza, a psicóloga fez suas explicações e exemplificações, instruindo todos os participantes a acompanharem nas leituras, reflexões e dinâmicas propostas.

Abordaram-se em seguida alguns conceitos sobre estresse e ansiedade, incluindo seus efeitos, diferenças e como se refletem no corpo humano. De modo complementar a esta pauta, foram ensinados e realizados exercícios de respiração, visando o relaxamento do corpo e da mente. De acordo com os participantes, todos se sentiram mais calmos e leves após os exercícios, percebendo sua eficácia.

Por fim, focaram-se nas entrevistas de emprego, situações pelas quais a maioria dos participantes já tinha passado alguma vez na vida. O compartilhamento destas experiências mostrou que o tensionamento é algo comum a todos e verdadeiro, não há que se julgar este momento. Retomou-se a necessidade constante e progressiva do autoconhecimento, dos exercícios de relaxamento antes deste compromisso para que a situação seja a menos desconfortável o possível. Percebeu-se que, com calma, postura e formas de agir, todos podem ter algum controle na dinâmica de uma entrevista de emprego, e que todos são capazes de se portar adequadamente, aumentando suas chances de sucesso.

Alguns registros da atividade podem ser vistos nas fotografias a seguir.






ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page