top of page

CRAS BRIGADEIRO TOBIAS

Começando um novo ciclo de atividades do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental - Esgotamento Sanitário, o OMI Consórcio promoveu no dia 12/09/2022, a Oficina “Conscientização sobre Limpeza Urbana e Coleta Seletiva” no CRAS Brigadeiro Tobias. O evento contou com a presença de 54 moradores da área, inseridos no Programa Cidadania na Mesa, contemplados com o Cartão Alimentação.

Como integrante do saneamento básico, junto com o abastecimento de água, o esgotamento sanitário e a drenagem urbana, a limpeza urbana é também considerada um serviço essencial à população. Está diretamente ligada à saúde pública e ambiental e envolve os serviços de varrição, capina e roçada, poda, coleta de resíduos sólidos, limpeza após feiras livres, bem como a limpeza de bocas de lobo, praias, cemitérios e demais logradouros.

Entrando no tema de coleta seletiva, foi abordada a redução dos impactos ambientais do consumo: a separação dos resíduos facilita muito o seu tratamento e diminui as chances de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta, incluindo a vida humana.

Para além de informações compartilhadas em projeções, das trocas de experiências entre os participantes, a atividade contou com uma descontraída dinâmica em que fichas com vários tipos de materiais foram distribuídas entre os presentes e soluções foram pensadas conjuntamente: seria possível reutilizar aquele material? Se não, era um material reciclável? De que tipo? Em último caso, sendo um rejeito, qual a destinação mais adequada? As ideias foram várias, risadas também.

Em sua maioria, a interação foi notável e muito proveitosa. Destacaram-se as participações de algumas pessoas envolvidas nos serviços de reciclagem de escala local, mostrando a importância da geração de renda.

Ao fim do evento, apesar do frio do dia, houve um momento de descontração entre os responsáveis pelo CRAS Brigadeiro Tobias, os participantes e o OMI Consórcio, ainda com repercussão da dinâmica.

Algumas fotografias feitas ao longo do evento podem ser vistas a seguir.


Comments


ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page