top of page

CRAS APARECIDINHA

Prevista no Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental – Esgotamento Sanitário (PTTS ES), a Oficina de Apresentação Pessoal teve seu planejamento iniciado no dia 26/12/22, entre o OMI Consórcio e a coordenação do CRAS Aparecidinha.

Foi a segunda vez que se realizou esta oficina com a estruturação e promoção da equipe do PTTS ES em parceria com a psicóloga Marcela Matarezzi.

No dia 10/02/23, data vinculada à assinatura do Cartão Alimentação pelos beneficiários, contou-se com a participação de 35 adultos e idosos. Alguns já eram conhecidos da equipe, outros novatos. Como de praxe, algumas crianças também acompanham seus responsáveis nestes encontros.

Chegando ao local da atividade, a equipe OMI Consórcio foi recebida pela coordenação do CRAS e sua equipe, que já se encontravam no ambiente. Alguns participantes também já estavam aguardando ansiosos para a nova atividade, enquanto os demais foram chegando nos minutos seguintes. Durante esta acolhida, a equipe OMI aproveitou para organizar o espaço juntamente com a ajuda de funcionárias do CRAS, distribuindo as cadeiras em forma de roda, seguindo a estratégia de apresentação proposta.

Antes do início da atividade, foi passada a lista de presença, para melhor controle interno, juntamente a autorização ou não em aparecer nos registros fotográficos.

Em seguida, fez-se uma breve apresentação de toda a equipe do PTTS ES e da psicóloga Marcela, além de uma explanação introdutória ao escopo do projeto e o contexto de obras vêm ocorrendo no município, para melhor contextualizar o público presente e introduzir os novos participantes na pauta.

A profissional parceira, a fim de iniciar o tema motivador do dia, propôs uma dinâmica bastante interessante, onde cada um foi questionado a falar uma qualidade e um defeito que acreditava possuir. A psicóloga Marcela fazia intervenções, juntamente com a participação do grupo. Com isto, demonstrou que todos têm suas limitações e potencialidades, fazendo assim uma junção com o tema proposto. O processo de autoconhecimento, sim, foi mencionado como a grande meta, o objetivo principal de cada um ali presente, para o crescimento pessoal.

A apostila preparada especialmente para esta atividade foi distribuída e, com clareza, a psicóloga fez suas explicações e exemplificações, instruindo todos os participantes a acompanharem nas leituras, reflexões e dinâmicas propostas.

Abordaram-se em seguida alguns conceitos sobre estresse e ansiedade, incluindo seus efeitos, diferenças e como se refletem no corpo humano. De modo complementar a esta pauta, a psicóloga Marcela levantou questionamentos para os participantes, sobre quais são os métodos que eles utilizam para se acalmar no dia a dia. Com a participação, alguns manifestaram coisas relacionado a “ouvir música”, “ler a bíblia”, “comer”, “sair”, entre outras coisas.

Por fim, focaram-se nas entrevistas de emprego, situações pelas quais a maioria dos participantes já tinha passado alguma vez na vida. O compartilhamento destas experiências mostrou que o tensionamento é algo comum a todos e verdadeiro, não há que se julgar este momento. Retomou-se a necessidade constante e progressiva do autoconhecimento, e do saber em manejar os sentimentos, visando que eles podem contribuir em uma dinâmica de entrevista, onde todos são capazes de se portar adequadamente, aumentando suas chances de sucesso.

O lanche ocorreu ao fim da atividade. Houve descontração, todos conversaram sobre assuntos predominantemente relacionados ao tema e parabenizaram a psicóloga parceira pela atividade.

Alguns registros da atividade podem ser vistos nas fotografias a seguir.




ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page