top of page

CRAS APARECIDINHA

Abrindo a série de atividades da Ação 3.4 do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental - Esgotamento Sanitário (PTTS ES), no dia 08/12/2022, foi realizada no CRAS Aparecidinha a Oficina uso racional da água e energia elétrica, organizada e executada pela equipe do OMI Consórcio.

A atividade contou com a participação de aproximadamente 20 pessoas, com faixa etária predominantemente idosa, sendo estes beneficiários do Programa Cartão Alimentação.

Antes de iniciar a apresentação, foi passada a lista de presença, solicitando-se os nomes dos participantes, além de sua autorização para os registros fotográficos do evento.

Na sequência, foi feita uma breve apresentação da equipe e do objetivo do PTTS ES, a fim de relembrar os principais tópicos e introduzir alguns poucos novatos no contexto do projeto.

A apresentação do conteúdo foi realizada com as adaptações sempre necessárias neste equipamento público, visto que não há infraestrutura suficiente na edificação para que se faça a projeção em PowerPoint (a atividade é sempre realizada sob uma tenda, em área aberta e bastante clara). Assim, como de rotina, foi realizada a apresentação oral com o auxílio de uma apostila (folder) da atividade, distribuindo-se para cada participante um exemplar para acompanharem as explicações.

Durante o conteúdo, tratou-se da importância do consumo racional da água e quais os impactos do ser humano na utilização deste recurso. A mensuração por meio das classes de pegada hídrica, relacionando-se com os principais processos de uso e perdas de água também foi tema neste momento. Logo depois, os participantes ficaram sabendo da situação atual do Brasil, onde 40% da água trarada é perdida, sendo um valor alto e alarmante.

O tema seguinte foi a necessidade do consumo consciente da energia elétrica, visando não ocasionar desperdícios, uma vez que a matriz energética brasileira é hidrelétrica, importando na preservação deste recurso.

Finalizada a apresentação, desenvolveu-se uma dinâmica com os participantes, abordando causas e consequências das ações humanas no uso de água e energia elétrica. Neste momento, foram entregues três fichas por participante, onde cada par de causa e consequência ia sendo montado, e comentado por cada pessoa presente, fazendo-os refletir ao passo que cada ação revelava-se. Exemplos de ações abordadas na dinâmica são o uso da água para lavar calçadas e automóveis, o reuso das águas cinzas (máquina de lavar, banheira, tanquinhos, etc.), e o uso de equipamentos com maior eficiência energética.

Ao fim da atividade, houve um momento de descontração com os participantes, durante um lanche disponibilidade pela equipe OMI Consórcio, onde os mais diversos assuntos foram tratados, além do levantamento de dúvidas, tiradas na medida do possível e que serão encaminhadas à Diretoria do SAAE na sequência.

Algumas fotografias do evento podem ser vistas a seguir.


ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page