top of page

Comunidade no SAAE: Visitas monitoradas à ETA Cerrado e ETE S1

Quando acertado com a coordenação do CRAS Nova Esperança que o OMI Consórcio poderia realizar a Ação Comunidade no SAAE, prevista pelo Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental – Esgotamento Sanitário (PTTS ES) com o grupo de beneficiários do Cartão Alimentação referenciados neste equipamento público, foi iniciado o processo de mobilização e convite aos possíveis interessados em participar da excursão e visita guiada às instalações da Estação de Tratamento de Água Armando Pannunzio (ETA Cerrado) e à Estação de Tratamento de Esgoto Sorocaba 1 (ETE S1).

Por opção da coordenação do CRAS, a mobilização seria feita pela equipe interna e, para isto, foi solicitado à equipe OMI Consórcio a lista de presença da Roda de Conversa 1, Ação 2.1 do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental – Controle de Perdas (PTTS CP), considerando que o grupo havia demonstrado muito interesse nas pautas do projeto.

Havendo apenas 1 inscrição feita para a atividade neste primeiro grupo contatado no dia 31/01/23, a equipe do CRAS Nova Esperança ampliou o convite (via ligações telefônicas e grupo de WhatsApp) para os outros beneficiários do Cartão Alimentação, num total de 220 pessoas. Neste segundo movimento de mobilização, chegaram-se a 4 inscrições, um número ainda muito aquém das 30 vagas que a ação previa atender.

Vale ser enfatizado que o OMI Consórcio se manteve em contato com o CRAS Nova Esperança e se dispôs a apoiar o equipamento social em todo o momento destas e das articulações posteriores.

Uma alternativa adotada, no dia 09/02/23 foi o convite feito pela coordenação do equipamento social à Casa do Menor de Sorocaba, unidade da R. General Mena Barreto, na mesma região. Houve interesse por parte da organização, mas consideraram que devido ao tempo curto (5 dias de antecedência) não seria possível organizar a participação de crianças e adolescentes que fazem parte do projeto. De todo modo, foi manifestado o interesse da instituição em participar de ações futuras, desde que com articulação bastante prévia.

O último movimento feito foi o de solicitar a uma liderança do Jardim Aeroporto, considerada bastante influente, para que ela fizesse este convite. Aparentemente de modo mais efetivo, na tarde de 13/02, véspera do passeio, o OMI Consórcio recebeu uma lista com nomes de 15 adultos e 3 crianças com mais de anos, que haviam confirmado a participação.

Importante deixar registrado que a programação feita pela equipe do PTTS ES de combinar o ponto de saída do ônibus fretado, contratado para este dia, precisou ser alterada para atender aos moradores do Jardim Aeroporto e Vila Barão que estavam confirmados (mudando da frente do CRAS para um local conhecido da população, do Bar do Paraíba, que se encontra na avenida Adão Pereira de Camargo, próximo ao mercadinho Manjericão).

Tendo 12 vagas disponíveis ainda, a equipe do PTTS ES aproveitou o excelente relacionamento com as participantes do Curso de Pequenos Reparos Residenciais a fim de estender a elas a possibilidade de participação na excursão do dia seguinte.

Assim sendo, no dia 14/02/2023, no local reprogramado, apareceram apenas 8 dos 18 moradores confirmados. As participantes do curso mencionado se prontificaram em encontrar o grupo na portaria da ETA Cerrado e seguir a partir dali com o ônibus.

Na ETA Cerrado, os participantes foram recebidos pela equipe de Educação Ambiental do SAAE e posteriormente conduzidos ao auditório do local. Inicialmente, os alunos participaram de uma palestra sobre o sistema de tratamento de água do município e a importância da água para a sobrevivência. Após a palestra, realizou-se uma visita às instalações da estação para conhecer de perto alguns dos processos de tratamento de água assim como os laboratórios. Esta fase gerou muita curiosidade e várias perguntas foram feitas aos monitores.

Ao sair da ETA Cerrado, o grupo foi para o ônibus e lá foi servido um lanche, uma forma de recobrar as energias e passar o tempo de deslocamento, junto com um papo descontraído entre todos.

A segunda parada da excursão foi na ETE S1, que também conta com uma equipe de Educação Ambiental, a qual recebeu a todos com uma apresentação sobre o sistema de tratamento de esgoto do local, complementado por vídeo do processo de tratamento. Logo em seguida, os alunos foram convidados a conhecer os equipamentos e instalações de perto, ao longo de um pelo espaço verde bastante organizado, onde puderam ver o esgoto tratado voltando para o Rio Sorocaba. O belo dia de sol ajudou para que todos tivessem uma experiência bastante agradável.

Ao final de todo o percurso, o grupo voltou ao ônibus para dirigir-se ao ponto inicial de encontro (Bar do Paraíba). Os participantes receberam mais um lanche, também comporto por sanduíche com pão de leite e frios, e suco de caixinha.

No trajeto de retorno, foi passada a avaliação da atividade, cujo resultado foi positivo, evidenciado pelo interesse demostrado e empolgação constante. Além de conhecer de perto as estruturas do SAAE – Sorocaba e tirar suas dúvidas, os participantes puderam passar um dia diferente, fortalecer os vínculos comumitários e se divertir.

Todo a atividade durou 5 horas, contando os deslocamentos e as visitas, que ocorreram no período da manhã, entre 08:30 e 11:45.

Algumas fotografias e vídeos de depoimento estão disponíveis a seguir.






ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page