top of page

CIDADÃOS ATENDIDOS PELO CRAS VITÓRIA RÉGIA PARTICIPAM DE OFICINA INTERATIVA

A preocupação com a economia de água e energia elétrica não é uma questão recente, mas sim uma pauta constante ao longo das décadas. Campanhas em meios de comunicação, como jornais, rádio e televisão, bem como palestras temáticas, têm sido utilizadas para sensibilizar a sociedade sobre os riscos de consumo irresponsável desses recursos preciosos.

Nesse contexto, a Oficina "Uso Racional de Água e Energia Elétrica", parte do escopo de educação ambiental do Projeto Trabalho Técnico Socioambiental do SAAE Sorocaba, executado pelo OMI Consórcio, no âmbito das obras de saneamento básico em execução no município, tem como objetivo destacar a importância de economizar água e energia, enfatizando os impactos que o desperdício pode ter, como a escassez de água em várias regiões do Brasil e o aumento nas tarifas de água e energia devido à falta de conscientização coletiva. Conceitos como pegada hídrica (quantidade de água gasta em um processo) e formas comuns de desperdício de água e energia são abordados na oficina.

No dia 17 de outubro de 2023, a Oficina foi realizada em parceria com o CRAS Vitória Régia, nas suas dependências, com um de seus grupos sociais de atendimento. Estiveram presentes, aproximadamente, 15 mulheres e algumas crianças; a atividade foi conduzida pela equipe OMI Consórcio e abordou técnicas da pedagogia cognitiva para gerar um ambiente de interação descontraído e estimular o pensamento crítico sobre a rotina de cada pessoa presente e seu impacto no consumo de água e energia elétrica.

Com o objetivo de facilitar a compreensão dos participantes, a oficina ofereceu exemplos práticos de como reduzir o consumo de recursos, tais como:

· Reaproveitar a água da chuva para regar plantas e limpar quintais.

· Utilizar a água da máquina de lavar para a limpeza de calçadas e pisos.

· Realizar verificações de possíveis vazamentos.

· Reduzir o tempo no banho.

· Optar por aparelhos elétricos mais eficientes.

· Desconectar aparelhos que não estão em uso, entre outras soluções.

Além disso, a oficina contou com uma dinâmica interativa que propôs uma reflexão sobre as causas e consequências do uso consciente ou não da água e energia elétrica. Isso fortaleceu os conceitos previamente explicados e permitiu que os participantes identificassem suas próprias ações no cotidiano. Nessa etapa, fichas ilustrativas com as causas e consequências foram distribuídas aleatoriamente entre todos os presentes na atividade, estabelecendo uma conexão clara entre as ações humanas e seus resultados.

O segundo momento da dinâmica convidou cada participante a discutir o conteúdo das fichas ilustrativas, e na maioria dos casos, elas relataram realizar ou conhecer alguém que pratica ações descritas, como deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes, reutilizar água da chuva e utilizar aparelhos elétricos mais eficientes, entre outros exemplos.

As participantes se mostraram ativas quanto às formas de economia de água e energia, com muitas delas aplicando estratégias em suas residências.


“Reutilizo água da chuva para lavar o meu quintal e a calçada, e para quem tem horta na casa pode utilizar também sem nenhum problema.”

(Maria Sueli Gomes de Souza)


“Eu sempre reaproveito a água da máquina para lavar o quintal e limpar o piso de casa, quando sobra guardo em um balde para usar depois.”

(Quitéria Maria da Silva)


“Na minha casa eu não utilizo a régua de energia, pois sei dos seus riscos. Também utilizo equipamentos elétricos mais novos que consomem menos energia.”

(Sônia Magali Rodrigues Domingues)


Alguns comentários descontraídos também se fizeram presentes.


“Lá em casa eu tento economizar, mas não adianta só um, né? Os outros cinco também precisam colaborar. Meu marido então, misericórdia, a gente fala e não adianta nada.”

(Maria do Socorro Gonçalves Ferreira)


Ao final da atividade, todas foram convidadas a participar de um lanche organizado pela equipe OMI Consórcio, composto por salgadinhos e refrigerante.

A seguir encontram-se os registros da atividade, acompanhados dos depoimentos cedidos por algumas das participantes.















ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page